São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No 1º semestre europeu, "Luxe" supera Scolari

Aproveitamento do Real de Luxemburgo em seu início bate o do atual Chelsea

Gaúcho sofre nos jogos em casa, não vence os clássicos e já acumula decepções em copas em seus primeiros seis meses no clube londrino


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Comparados os primeiros semestres de Luiz Felipe Scolari e de Vanderlei Luxemburgo no Chelsea e no Real Madrid, respectivamente, o atual técnico do Palmeiras, que não vive a melhor fase, leva vantagem sobre o campeão mundial.
O empate (1 a 1) do Chelsea em casa anteontem com o humilde Southend, 13º colocado da terceira divisão inglesa, foi só mais uma decepção para o clube de Roman Abramovich na temporada. O resultado obriga a equipe londrina a jogar um replay (uma segunda partida), agora fora, ainda na terceira fase da Copa da Inglaterra.
Scolari já foi eliminado da Copa da Liga da Inglaterra pelo modesto Burnley -após empatar em 1 a 1 em casa, perdeu nos pênaltis por 5 a 4 para aquele que é o quinto colocado hoje da segunda divisão na Inglaterra.
Nos primeiros seis meses de trabalho no Real Madrid, Luxemburgo não conseguiu títulos, mas obteve em 26 jogos 71,8% de aproveitamento de pontos, mais que os 66,6% de Scolari até o momento em 29 partidas oficiais pelo Chelsea.
Luxemburgo encaixou uma série de sete vitórias consecutivas no Espanhol, tornando-se o técnico de melhor início da história do clube madrileno. Ele saiu da Copa do Rei, poupando vários titulares, após dois empates diante do Valladolid. E caiu nas oitavas da Copa dos Campeões diante da Juventus.
Scolari, já criticado na Inglaterra, terá justamente a Juventus nas oitavas da Copa dos Campeões, competição que pode colocá-lo no topo do futebol mundial ou pôr fim rapidamente a seu ciclo no Chelsea.
No Inglês, Scolari tem até agora aproveitamento de 70%. Luxemburgo fechou o Espanhol 2004/05 com um aproveitamento de 77,2% e recuperou a equipe. O apelidado ""Luxe" ganhou 51 pontos em 22 jogos -Scolari pode no máximo faturar 48 pontos em 22 partidas, mas, para isso, terá que vencer seus próximos dois jogos, um contra o Manchester United.
Se o técnico gaúcho ainda não venceu clássicos de peso e sofre nos jogos em casa (perdeu no Stamford Bridge de Arsenal e Liverpool e empatou com o Manchester United), o treinador fluminense ganhou bem de Barcelona (4 a 2) e do Atlético de Madri (3 a 0), perdendo só uma em casa no primeiro semestre: 0 a 2 Athletic Bilbao.
Luxemburgo pegou um Real Madrid galáctico, mas em crise. Ele não teve como formar a equipe com seus jogadores preferidos nem teve uma pré-temporada. Scolari pôde contratar atletas que pediu, como Deco e Bosingwa, e fez vários jogos preparatórios -inclusive perdeu torneio em Moscou, caindo nos pênaltis ante o Lokomotiv.
Os primeiros semestres dos trabalhos dos dois vitoriosos treinadores brasileiros no Chelsea e no Real Madrid também mostram uma vocação um pouco mais ofensiva das equipes de Luxemburgo. O Chelsea tem média de dois gols por jogo no Inglês, é o dono do melhor ataque da liga. Mas o Real de Luxemburgo fechou o Espanhol 2004/05 com uma média de 2,13 gols por partida.
O técnico do Palmeiras não completou um ano no Real Madrid -foi contratado no dia 30 de dezembro de 2004 e acabou demitido no dia 4 de dezembro de 2005. Quando deixou o Real (67,4% de aproveitamento no ano), estava seis pontos atrás do Barcelona no Espanhol e classificado em segundo em sua chave na Copa dos Campeões.
Scolari classificou o Chelsea em segundo em seu grupo na Copa dos Campeões. Está três pontos atrás do Liverpool no Inglês e pode ser superado pelo Manchester United, que tem quatro pontos -e dois jogos- a menos que o time londrino.
Luxemburgo não chegou a ser eliminado de uma segunda copa nacional na Espanha -o Real estreou na Copa do Rei após a sua saída na temporada 2005/06. Scolari já caiu em uma (na Inglaterra, há duas copas nacionais por temporada) e já corre risco na segunda.


Texto Anterior: São Paulo: Sem patrocinador, clube tenta lucrar
Próximo Texto: Prancheta do PVC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.