São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

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AUTOMOBILISMO

Time suíço suspende programa de testes para investigar causas de batida no fim da reta mais longa da F-1

Sauber quebra a 310 km/h e manda Massa a hospital

Glenn Campbell/France Presse
O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, é transportado de maca para helicóptero que o levou para hospital em Barcelona, na Espanha


FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um acidente incomum, a 310 km/h, no final da reta mais longa da F-1 mandou ontem o brasileiro Felipe Massa, 22, para o hospital, interrompeu o programa de testes da Sauber e levantou novas suspeitas sobre o carro do time suíço.
Às 9h35 (6h35 de Brasília), o piloto abria a quinta volta da sua bateria de testes em Barcelona, na Espanha, quando a suspensão dianteira direita do C23 estourou.
O acidente aconteceu quando Massa se preparava para a tomada da primeira curva. Naquele ponto do circuito, ao fim de 1 km de reta, a velocidade estimada é de 310 km/h -no ano passado, na pré-classificação para o GP da Espanha, Heinz-Harald Frentzen, da Sauber, chegou a 313,3 km/h.
O carro foi para a caixa de brita e bateu com violência, de lado, contra a barreira de pneus. Massa deixou o cockpit sozinho, foi levado para o centro médico do autódromo e, de lá, foi transferido de helicóptero para o Hospital General de Catalunya, a 20 km da pista.
Os exames não constataram nenhum problema com o piloto, mas ele passou a noite no hospital, sob observação. A expectativa era que ele recebesse alta hoje.
"Estou me sentindo bem e, por mim, já teria ido embora, mas os médicos me explicaram os riscos de uma pancada como essa", disse. "Espero sair daqui de manhã."
Logo após o acidente, circularam rumores de que ele teria desmaiado. Massa, porém, ficou consciente durante todo o tempo.
"Quando as pessoas chegaram [ao local da batida], perguntaram se eu queria voltar para os boxes ou para o ambulatório. Para mim, tanto fazia, mas como a batida havia sido forte, disseram que seria melhor eu passar pelos médicos."
Raramente a F-1 vê um acidente como o de ontem. O último foi com Rubens Barrichello, na Hungria, em 2003.
Pode não passar de uma coincidência, mas desde que o C23 foi apresentado, no mês passado, a Sauber vem sendo acusada de ter copiado o modelo 2003 da Ferrari -com anuência dos italianos, de quem são parceiros desde 1997.
O regulamento da F-1 determina que cada equipe deve projetar e construir seu próprio carro.
O fato é que a Sauber decidiu interromper ontem mesmo os testes em Barcelona, levou o que sobrou do carro para sua fábrica, em Hinwill, e agora vai tentar descobrir as causas do acidente.
O time só vai retomar os treinos na próxima semana, em Jerez de la Frontera, também na Espanha.
Nas quatro voltas que completou, o brasileiro conseguiu a marca de 1min17s777. O melhor tempo da sessão ficou com Fernando Alonso, da Renault: 1min14s665. Ralf Schumacher, com o revolucionário novo carro da Williams, foi o segundo, com 1min14s679.
O Mundial começa dentro de exatamente um mês. O primeiro treino livre da temporada 2004 será no dia 5 de março, na Austrália.


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