São Paulo, sábado, 05 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos busca 3ª ponta de tridente ofensivo

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a venda do meia Elano para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, o técnico Oswaldo de Oliveira perdeu o poder de um tridente de ataque que encantou no Brasileiro. A solução só será conhecida hoje, às 16h, em Sorocaba, contra o Atlético local, pelo Paulista.
"Já decidi [quem entra no lugar de Elano], mas não divulgo", afirmou o treinador, ao fim do treino de ontem, em Atibaia, onde a equipe estava concentrada. O Santos é vice-líder do paulista, dois pontos atrás do São Paulo.
Os candidatos são dois: para uma postura ultra-ofensiva, a produtividade veterana do artilheiro Basílio, que atuou assim nos 5 a 1 sobre a Portuguesa. Para um jogo mais cerebral e cauteloso, Oliveira tem o meia Tcheco.
Juntos, Robinho, Deivid e Elano marcaram 58 gols no Brasileiro conquistado pela equipe no ano passado, mais da metade dos 103 tentos anotados pelo time na campanha do bicampeonato.
Mesmo assim, havia muitos torcedores santistas que olhavam o meia com certa reserva. Para os jogadores, uma postura equivocada, que deverá ser notada hoje.
"Não dá para agradar a todo mundo. Mas hoje muita gente vai reparar como o Elano faz falta ao Santos", avisa o lateral-esquerdo Léo, que se recuperou de contratura na coxa e volta ao time, do qual ficou fora por três rodadas.
Nas estatísticas do Datafolha, a ausência de Elano será sentida principalmente nos cruzamentos. No Santos, o jogador lidera o quesito com média de 4,8 bolas alçadas por partida. Essa posição também se justifica pelas ausências dos laterais titulares do ano passado (Paulo Cesar e Léo) nas primeiras partidas do Paulista.
Por enquanto, ainda está descartada pelo técnico a volta do lateral-direito, que só agora acertou com o Paris Saint-Germain a renovação de seu empréstimo com o clube da Vila Belmiro.
"Ele ficou em Paris só fazendo treinos físicos por 29 dias, mas quando estiver pronto vai disputar a posição", disse Oliveira, confirmando Flávio como dono da posição hoje, em Sorocaba.
A outra dúvida é Ávalos, com dores no adutor da coxa esquerda. Caso não consiga atuar, o zagueiro Hallisson forma a defesa ao lado de Domingos. Leonardo segue com a seleção brasileira no Sul-Americano sub-20, que termina amanhã na Colômbia.
No adversário sorocabano, estréia hoje no comando da equipe o ex-volante são-paulino Pintado. O técnico Giba pediu demissão após a derrota por 2 a 1 para o Paulista, em Jundiaí. Vice-lanterna, com apenas um ponto, o Atlético Sorocaba está na zona de rebaixamento do Paulista.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Time recorre a estratégia conta-gotas
Próximo Texto: Libertadores faz técnico pensar em poupar time
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.