São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relação dá as costas para a Copa do Mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

Na lista de atletas que celebra o centenário da Fifa, Pelé deixou de lado justamente os campeões do mais importante evento da entidade.
A maioria esmagadora dos 125 jogadores eleitos pelo Atleta do Século nunca conquistou uma Copa do Mundo. Contabilizando todos os indicados, só 35, ou 28% do total, triunfaram no campeonato que transformou a Fifa na maior federação esportiva do planeta.
A situação é parecida tanto no caso dos jogadores na ativa (apenas 26% foram campeões mundiais) quanto entre os aposentados (29%).
Vários atletas brasileiros que brilharam em Mundiais foram desprezados por Pelé, incluindo Taffarel e Dunga, campeões mundiais em 1994 e recordistas de partidas pelo time nacional em Copas -cada um atuou 18 vezes pela competição.
Jogadores que foram artilheiros do maior campeonato de seleções também foram ignorados, como o polonês Lato, o russo Salenko e o italiano Schilacci.
Além do Brasil de 1970, outras seleções campeãs mundiais tiveram poucos jogadores eleitos por Pelé. Do time da Inglaterra, que ficou com a taça em 1966, só dois jogadores estão na lista, a mesma quantidade da equipe da Argentina de 1978.


Texto Anterior: Pelé vira a mesa e coloca Brasil no topo de sua lista
Próximo Texto: "Fiz meu melhor", diz ex-jogador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.