São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

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AUTOMOBILISMO

Piloto da Williams quer tirar vantagem das 3 primeiras provas

Montoya assume comando de plano anti-Schumacher

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MELBOURNE

O plano está pronto, com hora e local para ser colocado em prática. Melbourne, 14h locais, meia-noite de hoje em Brasília.
Tem, também, sua lógica. E, no mínimo, mostra como os rivais se preocupam e buscam se armar para evitar o heptacampeonato de Michael Schumacher na F-1.
Seu idealizador é Juan Pablo Montoya, e o primeiro passo é conquistar a pole position no treino da próxima madrugada.
Ao plano, enfim. "Michael é um piloto de altíssima qualidade e que está acostumado a ficar no topo. Enquanto ele continuar vencendo, se manterá motivado. Mas, se perder três GPs seguidos, vai entrar em parafuso", vaticinou o colombiano, na Austrália.
Para Montoya, o ideal seria começar a série agora. Além de abrir a temporada, Melbourne dá início a uma seqüência de três provas sui generis. "Austrália, Malásia e Bahrein são GPs à parte. Não servirão de parâmetro para o resto do campeonato", explicou Pierre Dupasquier, diretor da Michelin.
A pista do GP da Austrália, improvisada em um parque, é uma mistura única de autódromo e circuito de rua. Na Malásia, o calor é determinante. E o Bahrein, que estréia no calendário neste ano, será novidade para todos.
Ou seja: talvez, nesses três circuitos, a força da Ferrari seja menor. E Montoya quer aproveitar.
O treino que define o grid para a primeira das 18 etapas do Mundial será à meia-noite. A corrida é amanhã, no mesmo horário.
As primeiras sessões de treinos aconteceriam ontem à noite, depois do fechamento desta edição.
"Dependendo da maneira como você é derrotado, sua motivação pode ir lá para baixo e você pode se perder. Pelo que vi da Ferrari na pré-temporada, não creio que seja páreo para nós no momento", afirmou Montoya.
De acordo com ele, a Williams solucionou o problema no câmbio que surgiu nas últimas semanas. "Estávamos tentando coisas diferentes. Quando surgiu a falha, simplesmente voltamos ao sistema tradicional. Foi apenas isso."
Entre os pilotos que têm chances reais de lutar pelo título, Montoya foi o único que assumiu uma estratégia anti-Schumacher.
Os demais, como de costume, mantiveram-se insossos, com seus discursos cautelosos.
"Em 2003 venci uma corrida. Primeiro, quero melhorar a marca neste ano", disse Kimi Raikkonen. Planos modestos para alguém que pilota uma McLaren.
"Gostaria de ter mais alguns dias de testes pela frente, para ficar com a certeza de que tudo está certo", declarou Ralf Schumacher, companheiro de Montoya.
O treino da próxima madrugada vai inaugurar o novo regulamento para definição do grid.
Serão duas sessões de 45 minutos, com dois minutos de intervalo. No "primeiro tempo", os pilotos entrarão um a um na pista, seguindo a ordem de chegada do último GP -o primeiro será Rubens Barrichello, vencedor do GP do Japão de 2003. As marcas obtidas determinarão a ordem de entrada do "segundo tempo" -o mais rápido será o último a ir à pista, teoricamente uma vantagem. Só os tempos da segunda sessão valerão para definir o grid.


NA TV - Treino oficial do GP da Austrália, ao vivo, à meia-noite, na Globo


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