São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa vê Ferrari mais confiável em 2008

Brasileiro acredita que Raikkonen e Hamilton são seus maiores rivais

Menor número de quebras na pré-temporada e maior quilometragem com carro novo deixam ferrarista mais otimista antes do Mundial


TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

É com um discurso bem diferente do de um ano atrás que Felipe Massa embarca neste sábado rumo à Austrália.
Prestes a iniciar seu sexto ano na F-1 no dia 16, o ferrarista trocou a cautela pela confiança, resultado de um bom 2007 e de uma pré-temporada positiva.
"Acho que estamos um passo à frente se compararmos com os outros anos", disse o piloto, que concedeu entrevista coletiva ontem em São Paulo. "A primeira razão para isso foi termos começado os testes já com dois carros novos à disposição."
No ano passado, do lançamento do F2007 até o primeiro teste com dois modelos iguais a Ferrari precisou de 24 dias e nove dias de treinos. Já em 2008 foram só nove dias, e o F2008, na primeira vez que foi à pista "acompanhado", já tinha um semelhante a seu lado.
"Isso foi muito bom porque a gente já começou de cara a fazer quilometragem nos carros, a desenvolvê-los e a corrigir os problemas", declarou Massa.
Mas a principal razão para a confiança do piloto brasileiro, quarto colocado no Mundial de 2007, é o fato de a Ferrari ter conseguido, pelo menos por ora, melhorar a confiabilidade de seus modelos, um dos principais problemas enfrentados por Massa no ano passado.
"Nosso carro está no caminho certo. Conseguimos corrigir dois de nossos maiores problemas, que eram as curvas de baixa e a confiabilidade", disse o ferrarista. "Começamos com uma boa base, o que é muito importante porque não podemos nos preocupar só com as três primeiras corridas do ano, e sim com o campeonato todo."
O desempenho do F2008 nos testes da pré-temporada realmente mostra que o modelo é mais confiável que o do ano anterior. Foram seis quebras em 2007, contra quatro neste ano.
"Tivemos problemas no câmbio no Bahrein, mas era um problema específico dele, porque depois o [Luca] Badoer [piloto de testes] usou o mesmo câmbio e também teve alguns problemas", justificou Massa.
"Depois, tive problema no motor, mas nada que preocupe. Espero ter um carro confiável, como imagino que teremos", completou o piloto, que "bateu na madeira" ao dizer que o carro será "rápido e constante".
Apesar da confiança, Massa acredita que a McLaren deverá lutar de igual para igual com a Ferrari. "Acho que meus maiores rivais serão o Kimi [Raikkonen] e o Lewis Hamilton."
Quanto a Fernando Alonso, foi direto. "É um piloto de qualidade, mas acho que o Alonso na Renault é menos problema que o Alonso na McLaren."


Texto Anterior: Poder: Eurico vive política do time desde 69
Próximo Texto: Para vice, só campeão é adversário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.