São Paulo, sexta, 5 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPARRING
Promessa

EDUARDO OHATA

O norte-americano Michael Grant, 25, apontado pelos especialistas como o mais promissor peso-pesado a surgir nos últimos anos, pode nunca vir a usar um cinturão de campeão. Mas está seguindo a receita certa para maximizar suas chances.
Dono de um físico invejável, com 2 m e 114 kg, Grant foi destaque em vários esportes, entre eles o basquete e o futebol americano. Seria compreensível então que, ao atuar no boxe profissional, pecasse pela falta de humildade.
Não foi o que aconteceu. Com apenas 11 lutas amadoras em seu currículo, mas invicto em 28 lutas como profissional, o pugilista sabe que o caminho para o título deve ser bem planejado.
Mesmo com muitos afirmando que teria boas chances contra os atuais campeões mundiais -já venceu as duas jovens promessas David Izon e Obed Sullivan, este no último sábado, além do ex-ranqueado Jorge Luís González- ele afirma que ainda não está pronto para lutas desse nível.
Percebeu que ao mesmo tempo em que pugilistas com menos de 20 lutas conquistam cinturões, eles não contam com a experiência para mantê-los.
Grant também entende os benefícios que um bom trabalho de marketing traz. Recentemente, viajou de trem de Chicago, onde reside, a Nova York, a fim de participar de um talk show. Muitos atletas já se negaram a fazer o mesmo.
Antes de um jogo de futebol americano, em Chicago, não desperdiçou nova chance de se fazer conhecido do público e cantou o hino nacional na frente de milhares de pessoas.
O pugilista, que já participou de sessões de sparring com Evander Holyfield, com quem divide o técnico Don Turner, disse que esses treinos foram "muito naturais". "Senti como se pertencesse ao grupo dos campeões."
Com os hábitos que vem cultivando, tem boas chances de que isso se torne realidade.

NOTAS

Desafio 1
O ex-pugilista olímpico Floyd Mayweather, invicto com 16 vitórias na carreira de profissional, está pensando em até o final do ano desafiar o veterano Genaro Hernandez, dono do cinturão dos superpenas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe). Quando o promotor de lutas Bob Arum disse que seria melhor que estudasse um teipe de Hernandez antes de insistir no desafio, Mayweather disse, "Sobre a última defesa de título de Hernandez contra Carlos Gerena? Você está louco? Ele é muito fácil, não precisamos disto!"

Desafio 2
Roy Jones Jr., considerado pelos especialistas como o melhor pugilista da atualidade, volta a lutar no próximo dia 15 de agosto. Seu adversário ainda não foi definido, mas deve ser um dos campeões dos meio-pesados, Louis Del Valle (Associação Mundial de Boxe) ou Reggie Johnson (Federação Internacional).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.