São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF cede e rediscute os Estaduais

DA SUCURSAL DO RIO

A CBF cedeu à pressão das federações estaduais em relação ao calendário quadrienal. Ontem à noite, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, convocou uma reunião extraordinária do conselho consultivo da entidade. A reunião será na quarta-feira, no Rio.
A CBF decidiu ceder à pressão após um ato liderado pelo presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio, Eduardo Viana. O dirigente fluminense liderou uma comitiva de dez presidentes de federações até a sede da entidade.
No início da tarde de ontem, os dirigentes se reuniram com o secretário-geral da entidade, Marco Antonio Teixeira, para pedir alteração na forma de disputa dos Estaduais definida no calendário quadrienal.
Eles acreditam que a CBF não tem poder para definir a fórmula de disputa das competições estaduais organizadas pelas federações. De acordo com o calendário quadrienal, o Estadual do Rio, por exemplo, não contará com os grandes clubes.
Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo disputariam apenas um torneio chamado de Superestadual. O Estadual incluiria apenas os chamados pequenos. No caso do Rio, o Vasco, que é comandado por Eurico Miranda, faz questão de disputar o Estadual.
""A CBF não pode nos impor um tipo de competição nos nossos Estados. Se for possível, vou recorrer à Justiça para contar com os grandes clubes aqui no Estadual do Rio", disse Viana.
Na reunião de ontem, os dirigentes apresentaram vários contratos de televisionamento de suas federações com as emissoras que transmitem os torneios.
""Todos nós vamos perder muito dinheiro. Várias emissoras estão nos pressionando para pedir uma multa rescisória alta se não puderem transmitir o Estadual sem os grandes clubes", disse o presidente da federação paranaense, Onaireves Moura.
De acordo com o dirigente, as federações terão que pagar cerca de R$ 150 milhões em caso de rescisão de contrato de televisionamento dos torneios.
""Apesar de estarmos descontentes, a CBF já mostrou boa vontade. Agora, vamos aguardar a reunião de quarta", disse Viana.
O calendário apresentado há duas semanas pelos "notáveis" do futebol praticamente transformou os Estaduais em segunda divisão dos regionais e serviu para atender aos interesses da Globo, que detém os direitos sobre as principais competições do país.
O calendário quadrienal fortaleceu os interestaduais -Rio-São Paulo, Sul-Minas, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. (SR)



Texto Anterior: Entenda o caso
Próximo Texto: Novo calendário esvazia os Estaduais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.