São Paulo, terça, 5 de agosto de 1997.



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FUTEBOL
Obras devem ser iniciadas ainda este mês no local onde funcionava o Joaquim Américo, que foi demolido
Atlético-PR constrói estádio de R$ 12 mi

FLÁVIO ARANTES
da Agência Folha, em Curitiba

O Atlético-PR está demolindo seu estádio, o Joaquim Américo. No lugar, pretende erguer um dos mais modernos estádios do país.
O novo complexo, que terá ainda restaurantes, lojas e a sede administrativa do clube, vai custar R$ 12 milhões.
Em março começou a demolição do atual estádio. As obras de fundação estão programadas para começar no próximo dia 25.
A previsão é de que a primeira fase do estádio -que será feito em duas etapas- esteja pronta na metade do ano que vem. A segunda deve estar pronta em 99.
Na primeira etapa, o estádio, ainda sem nome definido, terá capacidade para 34 mil pessoas. Quando for concluída a segunda fase, o número subirá para 52 mil.
O estádio demolido tinha capacidade para 17 mil torcedores.
Segundo o arquiteto Ricardo Amaral, autor do projeto em parceria com o o escritório do arquiteto Júlio Neves, de São Paulo, o novo estádio vai preservar uma das principais características do atual, a proximidade da torcida com o campo de futebol.
Caldeirão do diabo
Essa proximidade fez com que o Joaquim Américo ficasse conhecido como o "caldeirão do diabo", exatamente por permitir um contato mais direto dos jogadores com sua torcida.
No novo estádio, a distância do campo para as arquibancadas será de apenas oito metros.
"A idéia é preservar essa característica de uma arena, mantendo o espetáculo muito próximo da torcida", disse Amaral.
Com isso, o estádio se credencia para abrigar não só jogos, mas também outros espetáculos, como shows musicais.
Na avaliação do arquiteto, o estádio tem um estilo "moderno e arrojado".
Foi concebido com quatro torres e terá cerca de 20 metros de altura, equivalente a um prédio de seis andares, dividido em dois anéis.
Nas torres vão ser instalados oito elevadores. O estádio terá 200 camarotes com capacidade para entre seis e dez pessoas. Os camarotes e 12,5 mil cadeiras cativas vão ser vendidos só depois que o estádio estiver pronto (leia texto ao lado).
Toda o setor de arquibancadas será coberto, com revestimento em metal que sairá do anel superior. A estrutura será coberta com telhas em alumínio com tratamento acústico e térmico.
Sob as arquibancadas do primeiro anel, o estádio terá estacionamento com capacidade para 750 veículos.
Segundo Amaral, o tamanho e concepção do estádio do Atlético-PR seguem padrões semelhantes aos dos estádios mais modernos da Europa, só que adaptados à realidade da engenharia brasileira.



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