São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Entenda cada uma das provas de esqui na neve

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasileiro de esqui alpino teve três provas distintas, todas vencidas por Jhonatan Longhi: slalom, slalom gigante e super G. As duas primeiras são consideradas competições técnicas, enquanto a outra é uma disputa de velocidade. Nas técnicas, o resultado dos atletas é dado pela soma dos tempos de duas descidas, enquanto na outra há apenas uma tentativa.
Em todas elas, o esquiador deve percorrer um caminho em ziguezague, marcado por bandeiras, chamadas "portas".
A diferença entre as provas é o número de portas e a distância entre cada uma delas. O slalom, também chamado de "slalom especial", é a disputa mais lenta de todas, com o número mínimo de 55 portas, que ficam próximas umas das outras, obrigando o competidor a mudar de direção praticamente durante toda a descida. Por isso, são usados esquis mais curtos (de 1,60 m), para facilitar a mudança de direção. É considerada a mais técnica de todas.
No slalom gigante, o número mínimo de portas é 40. Os esquis medem cerca de 1,85 m e o competidor atinge até 60 km/h.
No super G, há saltos no percurso, os esquis superam os 2 m, os atletas deslizam agachados e chegam a 120 km/h.(LF)

Texto Anterior: Esqui: Brasil vê o primeiro negro vencer na neve
Próximo Texto: Pingue-pongue: Atleta aprimora português para dar entrevistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.