São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memória

Continente já viu 12 torneios diferentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Confederação Sul-Americana passou nas últimas décadas a usar o nome de Conmebol e a encher o calendário com suas disputas.
Desde 1960, quando surgiu a Libertadores, talvez o único grande sucesso da entidade, foram jogados pelo menos 12 torneios interclubes.
Só a Libertadores, que chegou a ser desvalorizada por brasileiros nos anos 60 e 70, não sofreu interrupções ou paradas definitivas. Houve disputas de apenas uma edição, como a Recopa de 1970 com times de pouca expressão, e a Masters da Conmebol em 1996, torneio vencido pelo São Paulo em Cuiabá.
A Copa Sul-Americana, a última tentativa da Conmebol de firmar um segundo interclubes de expressão no calendário, surgiu para ser a Copa Pan-Americana, reunindo várias equipes da Conmebol e da Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe). Nasceu em 2002, mas só no ano passado virou mesmo torneio das Américas, com a participação de clubes mexicanos e do Washington United, dos EUA.
Neste ano, a disputa ganhou representante da Costa Rica, o Alajuelense. Os times dos EUA, que ficaram fora, devem estrear na Libertadores em 2008. (RBU)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: São Paulo: Diretoria faz coro por time forte na Recopa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.