São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

França e Austrália decidem título

Davis, 100, conhece hoje seu campeão

da Reportagem Local

Sai hoje o campeão da edição centenária da Copa Davis, a mais importante e tradicional competição entre países do tênis.
A decisão está sendo disputada entre Austrália e França.
Uma final que, a despeito do bom nível dos jogos, ajuda a retratar os desafios que a competição tem pela frente.
É verdade, por exemplo, que a Davis tem neste fim-de-semana uma decisão "melhor" do que a do ano passado -quando o confronto entre Itália e Suécia representou a primeira vez, desde a criação do Grupo Mundial, em 1981, uma final em que não houve nenhum top 20 envolvido.
Mas seguem ausentes da final as principais estrelas do circuito. Não há nenhum top ten na decisão. Se alguns não o fazem por absoluta falta de estrutura em seus países (caso, por exemplo, do equatoriano Nicolás Lapentti, oitavo do mundo), outros ficam de fora por descaso.
Um exemplo são os EUA. Mesmo na festiva edição centenária, a Davis foi abandonada por ranhetice -caso de Andre Agassi- ou mesmo semidesprezada -caso de Pete Sampras.
Algo que abriu caminho para que a Austrália chegasse à decisão mesmo sem sua maior estrela, Patrick Rafter, com a chance de quebrar um jejum de 13 anos.
Ontem, os australianos Mark Woodforde e Todd Woodbridge venceram a partida de duplas, derrotando Fabrice Santoro e Olivier Delaitre, parciais 2/6, 7/5, 6/2 e 6/2. Com o resultado, a Austrália lidera a disputa, por 2 a 1.
Anteontem, na abertura da final, Mark Philippoussis bateu Sébastien Grosjean. Mas Cédric Pioline deu o troco pelos franceses, derrotando Lleyton Hewitt.
Hoje, no primeiro jogo, estarão em quadra Philippoussis e Pioline. Depois, a menos que a série já esteja decidida, jogarão Grosjean e Hewitt.

NA TV - Final da Copa Davis, ao vivo, a partir das 10h30, na Sportv


Texto Anterior: Olimpíada: Terrorismo e táxis preocupam organização de Sydney-2000
Próximo Texto: Futebol: Viola faz de bicicleta, e Vasco vence
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.