São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ex-meia teria batido Pelé em eleição na rede e seria coroado em Roma

Maradona já comemora título de melhor do século

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Extra-oficialmente, o argentino Diego Maradona é o melhor jogador de futebol do século.
A Fifa, máxima entidade do futebol mundial, organizou uma votação na Internet para escolher o melhor atleta da modalidade. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira em Roma, na Itália. O jornal espanhol ""As" publicou um resultado extra-oficial da votação, em que Maradona ficou à frente do brasileiro Pelé.
Maradona, segundo o ""As" recebeu mais votos que todos os outros 27 craques que participaram da disputa. Pelé ficou em segundo lugar, e o argentino Di Stéfano foi o terceiro mais votado.
O jornal espanhol, apoiado em uma ""fonte da Fifa", disse que o argentino receberá o troféu no lugar de Pelé, contrariando as expectativas iniciais sobre a votação.
Maradona não figura ainda nem no Hall of Fame (Salão da Fama) da Fifa. A galeria com os grandes craques do futebol já conta com 15 nomes, mas Maradona, supostamente por ter encerrado a carreira há pouco tempo, não faz parte do nobre clube.
A Fifa tem evitado prestar homenagens a Maradona, maior jogador dos últimos 20 anos.
A entidade que rege o futebol aponta jogadores para seu Hall of Fame com base na imagem positiva que esses trouxeram para o esporte. Por isso, Maradona, reconhecidamente um dependente de drogas, jamais entraria na galeria.
Na votação pela Internet, com a participação popular, Maradona teria surpreendido a própria Fifa, superando, além de Pelé e Di Stéfano, notáveis do esporte, como o holandês Johan Cruyff, o alemão Franz Beckenbauer, o inglês Bobby Charlton, o português Eusébio e o francês Michel Platini.
A Folha entrou em contato com Guilhermo Cóppola, empresário de Maradona, na Argentina.
""É ainda um resultado extra-oficial. Precisamos esperar, mas Maradona vai viajar para a Itália para receber o prêmio, possivelmente", afirmou o empresário de Maradona, por telefone.
Maradona procurou não dar muitas declarações a respeito do resultado da votação, por ser ainda extra-oficial, mas o argentino já mostra grande entusiasmo.
""Ser eleito o melhor jogador do século é como tocar o céu com as mãos. É um orgulho para mim. Significa tanto quanto o prêmio que já recebi na Argentina com as minhas filhas", disse Maradona.
O ex-jogador argentino está em Buenos Aires, onde ainda comemora a vitória do Boca Juniors sobre o Real Madrid na decisão do Mundial interclubes, em Tóquio.
Maradona, segundo a imprensa argentina, não voltará mais à clínica Pradera, em Cuba, onde ficou internado durante quase todo o ano fazendo tratamento contra a dependência de drogas.
A princípio, o ex-meia do Napoli não viajaria à Itália, país em que goza de muita popularidade. Após a divulgação do resultado extra-oficial da votação ontem, Maradona praticamente confirmou presença no evento.
A cúpula da Fifa vai se reunir pela última vez no século neste fim-de-semana, e a entidade promoverá várias premiações. Além do melhor jogador e da melhor jogadora, será eleito o clube do século. O melhor jogador de 2000 também será premiado. O brasileiro Rivaldo disputa com o francês Zidane e o português Figo.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Dez razões para comemorar
Próximo Texto: Pelé confirma presença no evento da Fifa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.