São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Pugilistas dividem espaço com zoológico, "castelo encantado" e miniaturas

Brasileiro vira "atração particular"

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Brasileiro de boxe amador, que tem início hoje, às 18h, e se estende até o próximo sábado, em Mauá, na Grande São Paulo, com a participação de 17 Estados e que definirá a base da seleção brasileira, corre o risco de se transformar em ""atração particular" para os hóspedes de uma estância, ao lado do ""vale e lago encantado", a ""cidade em miniatura", um zoológico etc.
Também nesta edição, que contará com mais de uma centena de atletas, São Paulo pode perder uma hegemonia de 15 anos como campeã da competição (leia texto abaixo), pois o Rio participa da competição com três pugilistas que competiram nos Jogos de Sydney, o que representa metade da equipe olímpica brasileira.
O difícil acesso ao local do torneio, localizado a uma distância de cerca de 5 km do centro de Mauá, em uma estância localizada em uma estrada na divisa do município com Ribeirão Pires, ameaça esvaziar a competição.
""É, não será fácil para o público chegar aqui", reconhece o lutador olímpico Cleiton Conceição, que estará representando Brasília e é o único além dos atletas do Rio que competiu em Sydney.
Porém os administradores do local, que divulgaram o evento entre seus clientes por meio de mala direta, enumeram uma série de fatores para rebater a teoria de que a competição pode se transformar em uma atração particular para seus cerca de 400 hóspedes.
""Há faixas espalhadas no centro de Mauá divulgando o campeonato e ônibus vêm do centro de Mauá para a estância. Além disso, a entrada será franca. Assim, quem gosta mesmo da modalidade, não vai deixar de vir", explica José Vanderlei de Andrade, administrador da estância.
Segundo o treinador da seleção paulista, Gabriel de Oliveira, o conforto dos atletas é uma das vantagens da competição ocorrer na estância, apesar de reclamar que os atletas não têm acesso a todas atrações do local, como o parque aquático e o touro mecânico, entre outras. ""É um lugar calmo, facilita a concentração. Os atletas estão hospedados quase ao lado do ginásio, não sendo necessário caminhar horas a pé como já ocorreu no passado."
Ao lado de São Paulo, o Rio é considerado um dos mais fortes candidatos ao título, com o meio-pesado Laudelino Barros, o Lino, o leve Agnaldo Nunes e o mosca-ligeiro José Albuquerque, o Dedé. Os três lutaram em Sydney.


Texto Anterior: McLaren já cria polêmica sobre sistema ilegal
Próximo Texto: São Paulo mantém título do torneio há 15 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.