UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Credibilidade dos Jogos foi abalada por denúncias

DA REPORTAGEM LOCAL

O maior rigor antidoping que será implantado nos Jogos de Atenas-2004 é reflexo das várias denúncias que puseram em xeque a credibilidade do esporte em 2003.
O ideal olímpico defende competições "limpas", sem uso de drogas que melhorem a performance.
No entanto, segundo divulgado em abril, os EUA teriam abafado vários casos de doping em pelo menos quatro edições dos Jogos, entre 1988 e 2000. Nem o badalado velocista Carl Lewis, detentor de nove ouros olímpicos, escapou das denúncias.
Quatro meses depois, outro caso encoberto manchou ainda mais a reputação do Comitê Olímpico dos EUA.
Jerome Young, que integrou o time campeão no revezamento 4 x 400 m em Sydney-00, teria sido liberado pela USATF, a federação de atletismo dos EUA, mesmo depois de ter sido pego no antidoping em 99. O COI estuda o caso, e os EUA podem perder a medalha três anos após a disputa, o que seria inédito em Olimpíadas.
Em outubro houve novo escândalo, com o anúncio da descoberta do THG, um novo esteróide anabólico. Até agora, cinco atletas foram flagrados para a droga.
Como forma de resgatar a credibilidade da USATF, a entidade propôs, anteontem, que os atletas pegos por usar esteróides anabólicos sejam banidos do esporte já em seu primeiro exame positivo. Mas a medida não é apoiada pela Wada, a Agência Mundial Antidoping.
"A regra prevê suspensão de dois anos para esses casos. Uma medida como essa abriria a possibilidade de o atleta apelar e sair vitorioso", afirmou à Folha Farnaz Khadem, diretora de comunicações da agência.


Texto Anterior: Salt Lake-2002 também fará "recall" de testes
Próximo Texto: Construção de 3.000 anos terá prova olímpica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.