UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção de 3.000 anos terá prova olímpica

DA REPORTAGEM LOCAL

Com aproximadamente 3.000 anos de idade, o palco das Olimpíadas da Antiguidade voltará a receber competições esportivas.
O Comitê Olímpico Internacional anunciou ontem, na Suíça, que as provas de arremesso de peso dos Jogos de Atenas acontecerão no estádio histórico da cidade de Olímpia, localidade situada a 320 km da capital grega.
O uso do estádio opôs os organizadores da Olimpíada a arqueólogos, contrários à realização de provas no local. Para preservar o cenário histórico, não serão erguidas arquibancadas no local, cujo acesso será restrito tanto para o público quanto para a imprensa. Nem sequer um placar eletrônico será instalado no estádio.
Outra polêmica envolvendo a competição em Olímpia é a realização de eventos para mulheres, que nunca competiram no local.
Os organizadores desejavam que só a prova masculina acontecesse no estádio, mas graças à pressão da Iaaf (entidade que comanda o atletismo mundial), 32 esportistas de cada sexo competirão no dia 18 de agosto de 2004.
"A realização de uma prova em Olímpia simboliza o retorno dos Jogos para sua terra natal", disse a chefe do comitê organizador, Gianna Angelopoulos-Daskalaki.
A última vez que o estádio abrigou uma competição foi no ano de 393, quando os Jogos Olímpicos foram proibidos pelo imperador romano Teodósio, que os considerava um evento pagão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saiba mais: Credibilidade dos Jogos foi abalada por denúncias
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: CBF define a tabela da Copa do Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.