São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAOLIMPÍADA

Melhor do Brasil muda de classe e faz protesto

DA REPORTAGEM LOCAL

Clodoaldo Silva, o atleta paraolímpico brasileiro mais premiado da história, sofreu um duro baque durante a disputa do Mundial de natação em Durban, na África do Sul.
Ele teve sua deficiência reclassificada pelos dirigentes. Dono de seis medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Paraolímpicos de Atenas-2004, Clodoaldo competiu durante sete anos na categoria S4. Na natação, os atletas com limitações físico-motoras são elencados de S1 até S10. Quanto maior o número da categoria, maior o comprometimento do atleta. O brasileiro agora é um S5.
A mudança ocorreu no meio do torneio, quando Clodoaldo já havia faturado dois ouros e um bronze. Fiscais do torneio abordaram o atleta e, após 1h30min de exames, determinaram a nova categoria. "Confesso que ainda estou atordoado. Minha paralisia cerebral é estável, não regredi e não evolui", disse o nadador, eleito melhor esportista paraolímpico em 2005.
Na nova categoria, suas chances de brilhar diminuem. Ontem, na primeira prova que disputou como S5, os 200 m livre, Clodoaldo ficou em quinto. Sua marca seria um recorde mundial na classe S4.


Texto Anterior: Justiça barra alterações em estatuto
Próximo Texto: Ginástica: EUA descartam finalíssima da Copa do Mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.