São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE SAÚDE

Aparelho circense é utilizado na recuperação de lesões articulares

> MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Inspirado nos tambores de equilibristas dos circos, o rollover é uma das armas da fisioterapia na recuperação de pacientes com lesões nas articulações dos membros inferiores.
Cilíndrico e flexível, o aparelho permite que o paciente exercite as articulações, com menos atrito, em todas as direções.
"Com o rollover, o paciente treina o equilíbrio e a coordenação motora para voltar a andar sem receio, com segurança", disse o fisioterapeuta Maurício Garcia, membro do Cete (Centro de Traumatologia do Esporte) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
O aparelho também foi adotado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo há três meses. "O rollover é uma nova opção. Com o aparelho, o atleta que se recupera de lesão no joelho ou no tornozelo melhora a sua condição proprioceptiva", disse Pérola Plapler, médica-chefe do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.
Condição propioceptiva, segundo Pérola, é o conjunto das seguintes características: coordenação motora, equilíbrio, força e agilidade. No caso dos atletas, explica a médica, o uso do aparelho pode ser muito bem-sucedido. "Principalmente porque treina força e agilidade."
Inventado pelo professor de canto e teatro João Justino Leite Filho, o aparelho foi primeiramente usado na correção da postura dos seus alunos.
"No começo usava tambores. Mas depois veio a necessidade de que o aparelho fosse menor", disse Leite Filho, que no início confeccionava o aparelho artesanalmente. Durante uma apresentação de seu grupo, um fisioterapeuta se interessou pelo aparelho e motivou Leite Filho a expor em feiras de medicina.
"Fiz vários contatos que me ajudaram no aperfeiçoamento do aparelho, que se tornou conhecido", disse Leite Filho.

E-mail: mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Dia-a-dia dos clubes
Próximo Texto: Lúdico, rollover vai virar brinquedo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.