São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP vê início da overdose de hino em jogo

DA REPORTAGEM LOCAL

Será aberta hoje oficialmente a temporada do Hino Nacional em São Paulo.
Todos os jogos realizados no Estado, por força de uma lei de 2001 e agora por força do regulamento das competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, como a Copa São Paulo de juniores, precisarão ser precedidas de uma execução do hino.
A medida, que ainda não foi bem assimilada por alguns dos responsáveis por sedes do torneio de juniores ouvidos pela Folha, não constava nos regulamentos das competições da FPF até o ano passado.
""Vamos colocar o Hino Nacional só na abertura. Acho que veio alguma coisa [da FPF] nesse sentido. Vamos colocar um disco mesmo", falou Cícero Dorighello, responsável pela sede de Cerquilho.
Interpretação igual tem Francisco Josias Bonfim, que cuida da sede de Louveira. ""Vai ter um evento e, depois, a banda da Polícia Militar tocará o hino. É obrigatório antes de toda competição oficial, mas só na abertura, não em todos os jogos. Neste ano, o regulamento traz isso para alertar os clubes."
A FPF, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que os hinos são obrigatórios antes de todos os jogos em todas as divisões do Estado. Mesmo os clubes que jogam a primeira divisão do futebol brasileiro não estão acostumados a executar o Hino Nacional antes de suas partidas -uma exceção em 2006 foi na decisão da Libertadores entre São Paulo e Internacional.
Tiago Roberto Scuro, gerente de futebol do Pão de Açúcar (clube que leva sua parceria com o Juventus à Copa São Paulo) e que é um dos responsáveis pela sede de Embu, conhecia a ordem de executar hino em todos os jogos e ressaltou que houve um pedido para que seus atletas aprendessem o hino.
""No Embu, a banda da cidade tocará o hino na abertura. Nas outras rodadas, usaremos gravação. Os nossos garotos receberam a letra do hino para que, no momento em que a câmera passar, eles não estejam enrolando na hora de cantar. Fica muito feio quando isso acontece, não é?", falou Scuro.
O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, que passou os últimos dias viajando, deverá participar hoje da abertura da competição de juniores, quando está garantida a execução do hino e da lei estadual 10.876 de 10 de setembro de 2001. (MB E RBU)


NA TV - S. Carlos x São Paulo
ESPN Brasil, Rede TV! e Sportv, ao vivo, às 16h

NA TV - Santos x Guarany-SE
Rede Vida e Sportv, 17h

NA TV - Ferroviária x Fluminense-PI
Rede Vida, 17h

NA TV - Vasco x Vitória-ES
ESPN Brasil e Sportv 2, 18h



Texto Anterior: Viagem à Índia dá passaporte a reforços
Próximo Texto: César deixa Corinthians e reabilita Nery no time
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.