São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo do volante está em baixa

da Reportagem Local

O estilo de volante que Dunga ajudou a disseminar no futebol brasileiro está em baixa. Os volantes que cuidam apenas da marcação estão sendo substituídos por jogadores mais versáteis.
O grande exemplo disso é o volante Emerson, hoje um jogador-chave para o técnico Wanderley Luxemburgo na seleção brasileira.
Emerson foi apontado como o melhor jogador que atua na Alemanha hoje. Também é visto, por alguns técnicos, como o jogador mais útil da atualidade -Emerson era meia quando defendia o Grêmio.
Já na Copa de 1998, na França, Dunga perdeu espaço no meio-campo para César Sampaio, volante com boa chegada no ataque -marcou três gols no Mundial, só um a menos que o atacante Ronaldo.
No início da década de 90, Dunga virou símbolo do volante meramente combativo, rotulado de ""brucutu".
O título da Copa dos EUA foi creditado em grande parte ao trabalho que Dunga e Mauro Silva, volantes de muita vontade e pouca qualidade técnica, fizeram -o Brasil sofreu só três gols.
O estilo de Dunga, que na Copa de 1990 foi símbolo de falta de criatividade, teve diversos seguidores, como Amaral e Gilmar.
Com o quadro atual, Dunga deve ter dificuldade de encontrar espaço numa equipe da primeira divisão do futebol brasileiro. Até agora, a proposta mais concreta que o jogador recebeu foi feita pelo América-RJ.
Recentemente, ícones do título nos EUA, como Dunga, foram dispensados. O Flamengo rompeu com Romário, e o técnico Carlos Alberto Parreira foi demitido do Fluminense.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ronaldo marca e espera filho hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.