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AÇÃO
Queimar oportunidade
CARLOS SARLI
O surfe vive um momento especial no país. O terceiro lugar obtido por Victor Ribas no Mundial, a
participação de nove atletas do
Brasil no Tour, a possibilidade de
virmos a receber, em Fernando de
Noronha, mais uma prova do circuito, e o desenvolvimento do surfe feminino, um tabu quebrado
que trouxe novas oportunidades
ao mercado, são indicadores.
Atentos a esse movimento, alguns empresários resolveram ir
mais fundo na avaliação e contrataram uma pesquisa para formalizar a percepção. Bem elaborados, os dados tabulados colocam
o surfe em terceiro lugar na preferência dos que acompanham o esporte pela TV, atrás apenas do futebol e do vôlei, e em quinto entre
os mais praticados.
Neste aspecto, com ginástica e
natação à sua frente, esportes
muito mais direcionados para a
preparação física do que para a
diversão, o surfe se coloca entre os
três preferidos do público nacional no essencial quesito prazer.
Ratificado o potencial para investimento, a FBL, empresa formada por surfistas, a Abril Eventos, Traffic/Band e a Abrasp se organizaram para promover o Super Surf, o novo Circuito Brasileiro de surfe.
Nos mesmos moldes de disputa
do Mundial, primeira e segunda
divisões, o Brasileiro supera em
premiação e divulgação os circuitos norte-americano e australiano. Ao menos, é o que se propõe.
O circuito, que tem início hoje
em Maresias (SP), terá seis etapas
este ano e irá distribuir R$ 75 mil
por etapa, sendo R$ 60 mil para o
masculino.
A Band fará a cobertura televisiva com um programa semanal
no sábado à tarde e estuda entradas ao vivo nos domingos quando
houver competição.
O surfe está entre as atividades
mais prazerosas e desafiadoras
que o ser humano pode experimentar. Sua crescente popularização evidencia que é também
um bom negócio e ainda se encaixa em conceitos atuais como preservação, contato com a natureza, bem-estar e saúde.
O Super Surf pode e deve, portanto, atrair patrocinadores de
fora do surfwear. Marcas que precisam estar alinhadas com esses
conceitos, idealmente não só na
imagem, mas, e principalmente,
na identidade da marca.
A primeira etapa começa hoje
sem patrocinador. Houve pouco
tempo para a comercialização,
esta é a justificativa. E é mesmo
provável, já que, com o poder de
divulgação dos envolvidos, não
deve ser difícil encontrar um interessado. Digo isso sem saber por
quanto o produto é oferecido.
Há cerca de seis anos, o esporte
viveu uma situação parecida. A
Globo montou um pacote que envolvia a divulgação das etapas no
Esporte Espetacular, quando o
programa entrava após o Fantástico. Tudo parecia ir bem quando
uma greve dos surfistas por melhores prêmios melou o projeto.
Se existe algo com o que se preocupar, é o relacionamento entre
os envolvidos. E já houve uma cisão no grupo empreendedor.
NOTAS
Super Trials
Tadeu Pereira foi o vencedor
da terceira etapa realizada em
Maresias (SP), no último domingo. Com o resultado, ele
assumiu a liderança do ranking. No feminino, válida como primeira etapa, Jacqueline
Silva saiu na frente.
Acidente
O piloto de asa-delta Élcio
Luis Calixto morreu no último
domingo, num acidente em
Andradas (MG). A mil metros
da rampa de salto, sua asa chocou-se com o paraglider de
Henrique Arantes. Élcio não
abriu o pára-quedas reserva,
caindo em queda livre. Henrique conseguiu acionar seu
equipamento de emergência.
Neve no Pacaembu
Está marcado para os dias 9,
10 e 11 de junho o Festival Suíça
2000, que deverá erguer, em
pleno estádio do Pacaembu,
duas pistas de snowboarding
-uma para profissionais e outra aberta ao público.
E-mail trip@zip.net
Carlos Sarli escreve às quintas
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