São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2000


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AÇÃO
Queimar oportunidade

CARLOS SARLI

O surfe vive um momento especial no país. O terceiro lugar obtido por Victor Ribas no Mundial, a participação de nove atletas do Brasil no Tour, a possibilidade de virmos a receber, em Fernando de Noronha, mais uma prova do circuito, e o desenvolvimento do surfe feminino, um tabu quebrado que trouxe novas oportunidades ao mercado, são indicadores.
Atentos a esse movimento, alguns empresários resolveram ir mais fundo na avaliação e contrataram uma pesquisa para formalizar a percepção. Bem elaborados, os dados tabulados colocam o surfe em terceiro lugar na preferência dos que acompanham o esporte pela TV, atrás apenas do futebol e do vôlei, e em quinto entre os mais praticados.
Neste aspecto, com ginástica e natação à sua frente, esportes muito mais direcionados para a preparação física do que para a diversão, o surfe se coloca entre os três preferidos do público nacional no essencial quesito prazer.
Ratificado o potencial para investimento, a FBL, empresa formada por surfistas, a Abril Eventos, Traffic/Band e a Abrasp se organizaram para promover o Super Surf, o novo Circuito Brasileiro de surfe.
Nos mesmos moldes de disputa do Mundial, primeira e segunda divisões, o Brasileiro supera em premiação e divulgação os circuitos norte-americano e australiano. Ao menos, é o que se propõe.
O circuito, que tem início hoje em Maresias (SP), terá seis etapas este ano e irá distribuir R$ 75 mil por etapa, sendo R$ 60 mil para o masculino.
A Band fará a cobertura televisiva com um programa semanal no sábado à tarde e estuda entradas ao vivo nos domingos quando houver competição.
O surfe está entre as atividades mais prazerosas e desafiadoras que o ser humano pode experimentar. Sua crescente popularização evidencia que é também um bom negócio e ainda se encaixa em conceitos atuais como preservação, contato com a natureza, bem-estar e saúde.
O Super Surf pode e deve, portanto, atrair patrocinadores de fora do surfwear. Marcas que precisam estar alinhadas com esses conceitos, idealmente não só na imagem, mas, e principalmente, na identidade da marca.
A primeira etapa começa hoje sem patrocinador. Houve pouco tempo para a comercialização, esta é a justificativa. E é mesmo provável, já que, com o poder de divulgação dos envolvidos, não deve ser difícil encontrar um interessado. Digo isso sem saber por quanto o produto é oferecido.
Há cerca de seis anos, o esporte viveu uma situação parecida. A Globo montou um pacote que envolvia a divulgação das etapas no Esporte Espetacular, quando o programa entrava após o Fantástico. Tudo parecia ir bem quando uma greve dos surfistas por melhores prêmios melou o projeto.
Se existe algo com o que se preocupar, é o relacionamento entre os envolvidos. E já houve uma cisão no grupo empreendedor.

NOTAS

Super Trials
Tadeu Pereira foi o vencedor da terceira etapa realizada em Maresias (SP), no último domingo. Com o resultado, ele assumiu a liderança do ranking. No feminino, válida como primeira etapa, Jacqueline Silva saiu na frente.

Acidente
O piloto de asa-delta Élcio Luis Calixto morreu no último domingo, num acidente em Andradas (MG). A mil metros da rampa de salto, sua asa chocou-se com o paraglider de Henrique Arantes. Élcio não abriu o pára-quedas reserva, caindo em queda livre. Henrique conseguiu acionar seu equipamento de emergência.

Neve no Pacaembu
Está marcado para os dias 9, 10 e 11 de junho o Festival Suíça 2000, que deverá erguer, em pleno estádio do Pacaembu, duas pistas de snowboarding -uma para profissionais e outra aberta ao público.

E-mail trip@zip.net


Carlos Sarli escreve às quintas

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