São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Ex-campeã dirige academia e lança livro nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Radicada nos EUA, onde se casou com Bart Conner, ginasta duas vezes campeão olímpico, Nadia Comaneci, 42, tem viajado pelo país para divulgar o livro "Letters to a Young Gymnast" - "Cartas para uma Jovem Ginasta".
Na obra, ela conta sua trajetória, cujo ápice aconteceu em 1976, quando tinha 14 anos, 1,54 m e 35 kg, e ganhou três ouros, uma prata e um bronze em Montréal. Em Moscou-80, ainda obteria outros dois ouros e duas pratas, mas sem o mesmo brilho do Canadá.
Após encerrar a carreira em 1984, entrou em forte depressão, foi perseguida pela família do ditador Nicolau Ceaucescu e fugiu da Romênia, cinco anos depois, procurando refúgio nos EUA. Lá se casou com Constantin Panait, outro refugiado, de quem se separaria em 1993, acusando-o de tortura e de fazê-la prisioneira em casa por três meses.
Três anos mais tarde voltou aos EUA. Casada com Bart Conner, obteve a cidadania norte-americana e passou a trabalhar na academia de ginástica do marido em Oklahoma. Sócios do empresário Paul Ziert, Comaneci e Conner vendem ainda produtos de ginástica, além de editarem uma revista e terem uma produtora de filmes sobre o esporte.
Comaneci dedica-se também a causas humanitárias e trabalha com atletas paraolímpicos e deficientes físicos. (CCP E JCA)


Texto Anterior: Ginástica: Comaneci exalta Daiane, mas vê perigos em Atenas
Próximo Texto: Brasileira recebe proposta para virar boneca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.