São Paulo, domingo, 06 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados com os cavalos ainda espantam cavaleiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Hiroshi Hoketsu ainda precisa vestir fraque, cartola e luvas para montar seu cavalo. Ainda torce um pouco o nariz para a rotina livre com música inserida nas competições, mas já está acostumado à novidade.
O tratamento dispensado às montarias, no entanto, continua a espantar o cavaleiro.
Hoketsu afirma que a cocheira e os cuidados com os cavalos foram os aspectos que mais evoluíram no hipismo desde que ele disputou a longínqua Olimpíada de Tóquio-1964.
"Hoje, eles são tratados melhor do que nós. A quantidade de recursos é algo enorme", brinca Hoketsu.
"O tipo de cavalo que usamos hoje é diferente do que o que eu montava. A estrutura melhorou bastante, gasta-se mais dinheiro com essas questões. A competição continua praticamente a mesma, mas o entorno mudou muito", completa.
O competidor japonês comemora que uma das peculiaridades da modalidade continua intocada: há espaço para pessoas mais velhas competirem.
"Na natação, cada vez os competidores vão ficando mais jovens. É mais difícil continuar na ativa. No nosso esporte, não é assim", festeja ele.
Hoketsu é bastante dedicado a suas montarias e cria uma relação estreita com elas.
No último fim de semana, sempre simpático, mas um pouco carrancudo, o veterano interrompeu a sessão de fotos para esta reportagem, em um haras em Aachen, na Alemanha, e pediu que o fotógrafo voltasse no dia seguinte.
De acordo com o japonês, como já estava ficando tarde, Whisper não estava mais com desejo de treinar e fotografar.
A ligação entre o cavaleiro e seus cavalos é um dos pontos mais elogiados pelo presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda.
"Hoketsu compete com montarias que ele mesmo treina. Durante décadas, ele tem levantado às cinco da manhã para treinar, é tudo o que um cavaleiro tem que ser", afirma o dirigente japonês.
"Os mais jovens precisam a aprender a se dedicar como ele", completa. (ML)


Texto Anterior: Veterano revê Olimpíada após 44 anos
Próximo Texto: Saiba mais: Juízes avaliam harmonia e elegância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.