São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM
Acioly prega atitude no desempate

da Reportagem Local

Continuação da partida, nada especial.
É assim que o técnico Ricardo Acioly, capitão do time brasileiro na Copa Davis e treinador pessoal de Fernando Meligeni, acha que deve ser a postura de um tenista no tie-break.
Para Acioly, o atleta não deve executar mudanças drásticas em seu plano de jogo no desempate. Afinal, ele venceu seis games para chegar a essa situação.
O treinador afirma que o tenista precisa, acima de tudo, ter ""atitude" no tie-break e impor o seu estilo.

Folha - Qual é a postura que um atleta precisa ter num tie-break?
Ricardo Acioly -
Estar bastante claro o que funcionou taticamente na partida até aquele momento e fazer a coisa acontecer. É hora de tomar a iniciativa e buscar o domínio dos pontos, obviamente respeitando a tática que esteja sendo usada. Essa é a hora de o jogador usar a confiança e executar o melhor golpe que tem.

Folha - Na sua opinião, os sets longos, nos quais o atleta precisa fazer dois games de diferença para ganhar, são mais justos?
Acioly -
Acho legal quando dois jogadores chegam a esse ponto na partida e precisam mostrar o melhor que têm. Os detalhes fazem a diferença nesses sets, e nos grandes jogadores faz o foco ficar mais aguçado. O set longo, às vezes, fica meio monótono, principalmente dependendo do piso.

Folha - Qual a principal virtude que um tenista precisa ter num tie-break?
Acioly -
Calma e autoconfiança no seu potencial.

Folha - Como preparar um jogador, técnica e mentalmente, para a disputa de um desempate?
Acioly -
O atleta precisa passar pela situação muitas vezes para identificar exatamente como deve ser a sua postura, saber o que funciona para ele, e saber identificar as possibilidades táticas que ele pode usar como surpresa. Mas, basicamente, tem que entrar com a atitude. Não dá, porém, para mudar a parte técnica nesse momento. O dever de casa tem que ter sido feito antes para poder ser executado.


Texto Anterior: E o tênis virou faroeste
Próximo Texto: Derrota mantém "jejum" de Meligeni
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.