São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time de Nelsinho faz mais pontos fora de casa que no seu estádio
Lusa tenta superar Santos e retrospecto no Canindé

Rubens Cavalari - 2.mai.00/Folha Imagem
Deivid (esq.) e Caio participam de treinamento do Santos, que defende a liderança de seu grupo no Paulista hoje, contra a Lusa


da Reportagem Local

e da Agência Folha, em Santos

Sem perder há oito jogos, a Lusa enfrenta um Santos em crise hoje, às 16h, no Canindé, pelo Campeonato Paulista, tentando repetir em seu próprio estádio o que vem realizando na casa dos adversários.
Dos dez jogos disputados no Canindé pelo torneio, a Lusa conquistou 58% dos pontos disputados, contra 60% nas 11 partidas na casa do adversário.
A situação se estende à Copa do Brasil: em seu estádio, a Lusa não passou de um 0 a 0 com o Grêmio. No jogo de volta, na última quarta, em Porto Alegre, goleou por 4 a 1.
Para reverter o quadro, o presidente da Lusa, Amílcar Casado, determinou a distribuição de ingressos para os primeiros 8.000 torcedores que chegarem ao Canindé com a camisa do clube.
"Não podemos jogar em casa e ter menos torcida. Os torcedores têm que acreditar no time para que ele se sinta em casa de fato no Canindé", disse o dirigente.
Ironicamente -e para piorar a situação da Lusa-, o Santos tradicionalmente vive o mesmo problema, já que costuma ser muito pressionado nos jogos em casa.
E, por causa disso, o time santista voltou a viver um clima ruim, após empatar com o Coritiba na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. A torcida se irritou com os erros do time e chamou o técnico Carlos Alberto Silva de burro.
Além de Dodô que, em má forma física, não jogará, o Santos pode não contar também com o meia Rincón, 33, estafado pela sequência de jogos. Se atuar hoje, o colombiano completará uma sequência de seis jogos em 14 dias.
Para preservar o jogador, os médicos do Santos vêm adotando a estratégia de poupá-lo dos treinamentos para que ele possa atuar nos jogos.
Após uma conversa com Rincón ontem, Silva passou a acreditar no aproveitamento do jogador. "Ele disse que não deverá ter problema." Se o colombiano for vetado, Anderson o substituirá.
Nas duas partidas entre Lusa e Santos no Paulista deste ano, a equipe da capital saiu na frente e cedeu o empate com gols inusitados do adversário.
Em 2 de abril, o volante Simão se atrapalhou e marcou de nariz, contra, o gol de empate do Santos, nos acréscimos. No segundo jogo, no dia 15 do mesmo mês, os santistas contaram mais uma vez com a sorte. Dodô cruzou da direita, a bola bateu no meia Elson e tirou o goleiro Fabiano da jogada.
Fabiano pode desfalcar a Lusa. No jogo contra o Grêmio, ele machucou o joelho direito em choque com o atacante adversário Paulo Nunes. "Acho que dá para jogar", afirmou ontem o goleiro.
O técnico Nelsinho só confirmará o time momentos antes do jogo. "É uma estratégia não revelar tudo para o inimigo com antecedência", afirmou. (FAUSTO SIQUEIRA E RAPHAEL GOMIDE)


NA TV - Globo, ao vivo, só para a cidade de São Paulo




Texto Anterior: Futebol: Em ascensão, Lusa enfrenta hoje a crise do Santos
Próximo Texto: Silva e Valdir são alvos de santistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.