São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

A grande chance

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A batalha pelo título da Superliga começou com uma certeza: o Banespa perdeu a grande chance de vencer o Telemig-Minas no primeiro jogo da série de três. Ganhou os dois primeiros sets e depois deixou o adversário virar o placar. Uma derrota que facilitou, e muito, o caminho do Minas rumo ao tricampeonato.
Os números da partida são reveladores: o Banespa assinalou mais pontos no ataque (62 contra 48 do Minas), empatou no bloqueio (os dois times fizeram 14 pontos) e ficou em desvantagem no saque (2 contra 4 aces).
A maior diferença foi no número de erros. O Banespa proporcionou ao Minas 43 pontos com suas falhas contra 26 do adversário. Vale lembrar que, desses erros da equipe paulista, 20 foram só de saque. Ou seja, na tentativa de quebrar a recepção mineira, o time acabou errando muito.
Mas contra o Minas não há outra alternativa. A equipe tem Maurício, o levantador que é um show. É preciso forçar o saque para dificultar o trabalho dele. Ou fica mais complicado ainda. Quem viu o jogo pôde perceber que Maurício está em plena forma. Sorte do Minas e da seleção, já que é ano de Mundial.
Ao Banespa resta acertar o saque. E a tarefa não será fácil: o próximo jogo será no Mineirinho, e a equipe terá de superar a força da torcida rival. Na decisão do torneio feminino, mais de 21 mil torcedores lotaram esse ginásio.
Vale também registrar o visual que os jogadores do Banespa mostraram no último jogo. Quase todo o time pintou o cabelo de vermelho. O atacante Giovane foi ainda mais radical: passou máquina zero na cabeça. Imagine: Giovane, o galã do vôlei, totalmente careca.
São essas atitudes que também dão brilho ao esporte. E no vôlei brasileiro elas são muito raras. Não é para menos. São tantas as normas disciplinares, impedindo que técnicos e atletas façam qualquer tipo de crítica, que o resultado são personagens cada vez mais calados no mundo do vôlei.
E o esporte, você sabe, não é feito só de técnica e grandes jogos. Para ganhar mais popularidade e conquistar o coração do torcedor, precisa de grandes personagens. E quem acompanhou a Superliga, com exceção dos jogos da fase final, sabe que os ginásios, em geral, não tiveram grande público.

Na última semana, o técnico Marco Aurélio Motta anunciou a relação das 16 jogadoras que vão treinar para a Volley Masters, a antiga Copa BCV, que começa dia 4 de junho, na Suíça. Da lista com as 18 inscritas, divulgada na última coluna, só não foram chamadas as atacantes Paula e Ângela Moraes.
Marco Aurélio tem pouco menos de um mês para definir o grupo que vai viajar para a Suíça. O ponto mais frágil está em uma posição: a oposta, aquela atacante de ponta que fica na diagonal da levantadora.
Elisângela e Raquel são donas de um ataque potente, mas têm um histórico de muita irregularidade em quadra. Alternam grandes jogos com outros bem complicados. A esperança é que Raquel fez uma grande Superliga pelo Rexona.
Outra alternativa é Jaqueline, um dos destaques do BCN/Osasco. Na última temporada, Marco Aurélio testou Érika como oposta. Resta saber se ele vai repetir a experiência.

Italiano 1
O Modena pode conquistar o título de campeão italiano quarta-feira, quando vai enfrentar o Treviso na quarta partida, da série de cinco, das finais do Campeonato Italiano. No último confronto entre as duas equipes, disputado sábado, o Modena ganhou sem grandes problemas, por 3 sets a 1. O time já havia vencido o primeiro jogo também por 3 sets a 1 e perdido o segundo, em partida bastante disputada, por 3 sets a 2.

Italiano 2
Os destaques da equipe do Modena são dois jogadores estrangeiros: o levantador norte-americano Lloy Ball e o atacante russo Roman Iakovlev, que é o maior pontuador do time, com uma média de 23 pontos marcados (quase um set) por partida. O Modena, que conquistou seu último título no Campeonato Italiano em 1997, é quase uma seleção: conta também com os italianos Giani, Bovolenta e Gardini.

E-mail cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Tênis: Na Itália, Guga treina para estréia amanhã
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Fim do suspense
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.