São Paulo, quarta, 6 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro perde em estréia nas duplas com Meligeni
Insatisfeito, Kuerten enfrenta 47º da ATP

FERNANDA PAPA
enviada especial a Hamburgo

Com aparentes sinais de insatisfação após suas últimas performances, Gustavo Kuerten, oitavo do mundo, estréia hoje no Torneio de Hamburgo contra o tcheco Slava Dosedel, 47º do ranking.
Ontem, ao perder ao lado Fernando Meligeni a partida de duplas, pediu aos oficiais da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para não conceder entrevistas ontem, apenas hoje, pois estaria cansado mentalmente.
O brasileiro saiu do ginásio Rothembaum, local dos jogos, e foi direto para o hotel.
O tenista estava abatido após o jogo, em que os brasileiros venciam por 5/3 no terceiro set, mas acabaram perdendo por 4/6, 6/3 e 7/5 para Piet Norval e Neil Broad, da África do Sul.
Segundo Larri Passos, 40, técnico do tenista, o cansaço mental estava ligado à derrota nas duplas, não à situação que vive o jogador.
"O Kuerten não gosta de perder e chama muito a responsabilidade para si, é muito perfeccionista e ficou muito bravo por não ter vencido. Sobre a movimentação em quadra, ele sempre tem que trabalhar isso, pois ele é muito alto", disse Passos.
"Não esperava que ele ficasse tão chateado depois da dupla. Agora é preciso pensar que esse jogo passou. Vamos conversar e colocar o plano contra o Dosedel."
Kuerten chegou a dizer, nesta semana, que não está satisfeito com sua movimentação e que tem sido difícil jogar bem no saibro.
Desde que começou a disputar a temporada européia em quadras de terra batida, ele venceu dois jogos de simples e perdeu três, o que parece o estar preocupando.
Segundo o técnico, Kuerten tem demonstrado boa evolução durante os treinos. "A parte física também está evoluindo bastante, pode ser por isso que ele se decepcionou tanto hoje (ontem), pois esperava mais dele mesmo."
A partida de hoje contra Dosedel, 27, vale pela segunda rodada do Torneio de Hamburgo, que faz parte da série Super 9. Kuerten faz o quarto jogo da programação. A primeira partida começa às 11h30 (6h30 de Brasília).
O tenista só está jogando a partir da segunda rodada, pois é um dos oito primeiros cabeças-de-chave, o quinto deles.
"Será uma partida difícil, em que o Kuerten terá de sacar bem e variar bastante as jogadas. Se puder, deverá jogar mais na direita do Dosedel", disse Passos.
Kuerten e Dosedel já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias para o tcheco, que superou o brasileiro em Monte Carlo e em Indian Wells, no ano passado.
Kuerten passou por Dosedel na primeira rodada do Aberto da França de 97 -onde defenderá o título no final do mês. Por não defender pontos nesta semana, ele pode acumular 20 caso passe à terceira rodada.
Apesar da má fase, Kuerten atrai fãs mesmo para jogos de duplas sob chuva, como ontem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.