São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - ACADEMIA
Lúdico, ciclismo indoor dá nova "cara" ao fitness e atrai adeptos

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais do que uma atividade física que exige resistência, o ciclismo indoor, tornou-se uma "febre" nas principais academias de São Paulo.
Criado pelo sul-africano Jonathan Goldberg, o Johnny G -que patenteou o programa-, em 1987, e batizado de spinning, a modalidade foi copiada no Brasil, e é uma das mais procuradas, principalmente por pessoas que não têm muito tempo para fazer atividades físicas.
O spinning é um programa de ginástica em bicicleta especial, que simula diversas modalidades do ciclismo, como mountain bike e estrada, em diferentes níveis de intensidade.
As aulas, que têm acompanhamento musical, duram, em média, 45 minutos.
"Tive a idéia de criar o spinning em 1985, quando participava da prova Race Across America e atravessava os Estados Unidos de bicicleta. Foi aí que cheguei à conclusão de que deveria desenvolver um programa de ginástica curto, divertido, cheio de estratégias", disse Goldberg, que nesta semana esteve no Brasil, a convite da rede de academias Runner, ensinando o programa para 150 professores de educação física.
No Brasil, o ciclismo indoor chegou há apenas quatro anos. À época, era visto apenas como um modismo temporário. Porém, a modalidade foi atraindo cada vez mais adeptos nas principais academias da cidade.
"Diferentemente de outras modalidades de fitness, no ciclismo indoor as aulas são dadas em grupo, têm a música que dita a intensidade do treinamento. É um treinamento lúdico", afirmou Roberto Toscano, professor da academia Competition.
O ciclismo indoor trabalha principalmente o condicionamento cardiovascular. Em uma aula, o aluno pode atingir até 90% de sua frequência cardíaca máxima, melhorando assim sua capacidade aeróbica.
"É uma atividade em que o aluno não precisa ter muita coordenação motora e que trabalha muito o condicionamento físico", explicou Ronaldo Martinelli, professor da Runner .
"No spinning você consegue resultados físicos, além de passar a conhecer o próprio corpo", disse Gilberto Ambrogi, o Giba, professor da Bio Ritmo.
Porém, segundo os instrutores da modalidade, é necessário tomar alguns cuidados para evitar lesões -como ajustar a altura do banco e a distância entre este e o guidom. (EAR)


BICICLETAS
No mercado há vários tipos de bicicletas para a prática do spinning. A da marca Schwinn, uma das mais famosas do mundo, foi desenvolvida pelo criador da modalidade, Johnny G. O selim e o guidom têm o design das bicicletas de competição que proporcionam dinâmica adequada à prática do esporte.

AJUSTE
Para ajustar corretamente a distância do selim em relação ao guidom da bicicleta, basta posicionar os pedais paralelamente ao solo. Nessa posição deve-se imaginar uma linha que sai da patela do joelho posicionado à frente, e que passe pela extremidade do pedivela correspondente
E-mail
mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Disneylândia no inferno
Próximo Texto: Criador reclama de imitações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.