São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDÔ
Sem ritmo e debilitado, judoca sofre duas derrotas consecutivas na seletiva
Miguel perde vaga na Olimpíada


PEDRO DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

Dois golpes wasarys seguidos tiraram o judoca Aurélio Miguel das Olimpíada de Sydney. Ele foi desclassificado ao perder a segunda luta consecutiva na seletiva organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro ontem pela manhã, na Universidade Gama Filho, no Rio.
O judoca concorria na categoria meio-pesado (menos de 100kg). Miguel foi derrotado nas duas lutas pelos judocas Mário Sabino (SP), e Marcelo Figueiredo (RJ).
Campeão na Olimpíada de Seul (1988) e bronze em Atlanta (1996), Aurélio Miguel vinha lutando contra uma lesão no joelho direito desde o início do ano.
"Infelizmente a lesão atrapalhou bastante. Fui prejudicado pela falta de ritmo e nesses dias tive que perder peso. Estava me sentindo cansado, sem reflexos. Isso influi na luta", disse Miguel, que afirmou que, na última luta, estava "com as pernas bambas".
A contusão ocorreu durante um treinamento em São Paulo, no dia 11 de fevereiro. Operado quatro dias depois, o judoca antecipou sua volta aos treinamentos, numa última tentativa de ir aos Jogos Olímpicos de Sidney.
"Forcei minha volta aos treinamentos. A esperança é a última que morre e temos que lutar até o fim", disse Miguel após a luta.
O judoca disse que deve auxiliar o treinamento da equipe olímpica brasileira. "Espero que os vencedores da seletiva representem bem o Brasil e vou colaborar no treinamento da equipe."
O campeonato mundial de judô é a próxima meta de Aurélio Miguel, que ainda não possui esse título. "Vou lutar muito para realizar este último sonho de conquista", disse Miguel, atleta do Flamengo, com lágrimas nos olhos.
As seletivas para a Olimpíada de Sydney chegaram à fase final, que começaria ontem, com 78 atletas disputando 12 vagas (cinco entre as mulheres e sete entre os homens). Os judocas de São Paulo têm ligeira vantagem: 34 atletas contra 32 do Rio.
Os atletas que completam a lista dos selecionáveis são do Rio Grande do Sul (8), Santa Catarina (3) e Distrito Federal (1).
Mas, mais expressivo que o número de atletas, foram as estrelas que o Rio ""roubou" de São Paulo.
O Flamengo contratou Aurélio Miguel e Henrique Guimarães. O Vasco, por sua vez, conta com a meio-médio Vânia Ishii, ouro no Pan de Winnipeg-99.



NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, a partir das 9h



Texto Anterior: Dirigente critica rigor no doping
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.