São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV inglesa põe 25% do COI sob suspeita

DO ENVIADO A ATENAS

O escândalo envolvendo a disputa pelos Jogos de 2012 poderá levar o COI (Comitê Olímpico Internacional) a ter que investigar mais de 30 de seus 124 membros.
Nomes dos suspeitos estão com a rede britânica BBC. Segundo programa levado ao ar anteontem à noite, membros do COI aceitariam suborno para votar a favor de Londres. A eleição será em 2005 e terá também Paris, Nova York, Madri e Moscou. O Rio foi eliminado ainda na fase inicial.
Em sua investigação, a BBC abriu empresa de fachada denominada "New London Ventures". Repórteres se passaram por representantes de empresários com interesses comerciais em Londres caso a cidade ganhasse os Jogos.
Para isso, contataram quatro agentes especializados em ajudar candidaturas olímpicas. Um deles passou à BBC a lista com mais de 30 membros do COI que estariam dispostos a negociar. O departamento jurídico da emissora ainda estuda se vai passar a lista ao COI.
Com uma câmera escondida, a BBC marcou encontro com Ivan Slavkov, membro búlgaro do comitê. A gravação mostra Slavkov discutindo como comprar o voto de colegas seus. Sobre um deles, diz: "Ele ama Paris [rival de Londres], mas precisa de dinheiro".
O presidente do comitê internacional, Jacques Rogge, se disse pronto para tomar "as ações necessárias". O Comitê Executivo da entidade se reúne amanhã e discutirá a pauta. Há dois brasileiros na entidade: João Havelange e Carlos Arthur Nuzman. (RD)


Texto Anterior: Memória: Vendaval súbito arruinou regatas em Atenas-1896
Próximo Texto: Futebol: Luis Fabiano faz 2 na volta ao Morumbi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.