UOL


São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico diz que fará 3 substituições contra a Colômbia para manter ritmo

Parreira cria time mutante para combater calor forte

SÉRGIO RANGEL
DO ENVIADO ESPECIAL A TERESÓPOLIS

O forte calor de Barranquilla vai obrigar Carlos Alberto Parreira a escalar uma seleção ""mutante" contra a Colômbia amanhã.
Antes de deixar Teresópolis, ao lado da delegação, em direção à cidade colombiana, o treinador não escondeu sua preocupação com o clima de Barranquilla e afirmou que pretende utilizar as três substituições previstas.
Parreira acredita que a seleção jogará com uma temperatura superior a 30C e com a umidade relativa do ar em cerca de 80%.
""A cidade vai estar muito quente e com uma umidade elevada. Por isso, vamos ter que contar com 13, 14 jogadores na partida para continuar com o mesmo nível físico", disse Parreira, que pretende repetir a estratégia na partida contra o Equador, na próxima quarta-feira, em Manaus.
Na capital do Amazonas, a seleção também deverá entrar em campo sob forte calor. A previsão para o dia da partida é de 32C.
O treinador crê que, com a série de substituições realizadas durante o confronto, a seleção poderá surpreender os colombianos.
""Com dois novos atletas no meio-campo, você pode até acelerar o time", analisou Parreira.
A temperatura elevada da cidade colombiana deixou Parreira ainda mais preocupado com o desgaste dos jogadores, principalmente dos que atuam no exterior.
Os atletas que jogam nos clubes europeus estão começando a temporada. Anteontem, o preparador físico da seleção, Moraci Sant'Anna, já havia se mostrado em alerta com o rendimento físico dos ""europeus".
Ele apontou o atacante Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, ambos do Real Madrid, como os jogadores mais desgastados.
O meia-atacante Rivaldo é um dos que não deverão jogar toda a partida. Pelo fato de o atleta estar amargando a reserva no Milan, Parreira admitiu que ele poderá ser um dos substituídos.
""Com certeza, o Rivaldo não deve estar no ritmo ideal de jogo, e vamos utilizá-lo até quando for possível durante a partida", explicou o treinador.
Para substituir Rivaldo, Parreira testou ontem Luis Fabiano ao lado de Ronaldo no fim do treino.
O atleta do Milan aceitou a estratégia de Parreira para o jogo de estréia em Barranquilla.
""Isso não vai ser problema. O Parreira tem todo o direito de mudar", disse Rivaldo.
O atacante Luis Fabiano foi um dos destaques da preparação da seleção em Teresópolis. O jogador marcou dois gols nos três treinos realizados na Granja Comary.
Além do jogador do São Paulo, Parreira poderá escalar os meias Renato, Diego e Kaká no segundo tempo diante dos colombianos.
Os três entraram na equipe titular durante os treinos na cidade serrana do Rio. ""Temos que criar opções, colocando jogadores e os observando para tirar conclusões", disse o técnico, justificando a série de alterações nos treinos.


Texto Anterior: Argentina pede apoio na estréia
Próximo Texto: Refresco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.