UOL


São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Espanhol precisa derrotar Andre Agassi, atual número um, na semifinal do Aberto dos EUA para garantir o topo pela 1ª vez

Ferrero joga em NY para liderar ranking

DA REPORTAGEM LOCAL

O espanhol Juan Carlos Ferrero pode garantir hoje a liderança do ranking de entradas da ATP.
Ele enfrenta o americano Andre Agassi pelas semifinais do Aberto dos EUA e, se vencer, aparecerá no topo da lista na segunda-feira.
O ranking foi criado em agosto de 1973 e desde então somente 20 jogadores já foram número um.
Ferrero, 23, iniciou o Grand Slam americano na terceira posição e enfrenta Agassi pela quarta vez -acumula vantagem de 2 a 1.
"Estou jogando bem aqui. Não jogava bem em quadras duras havia muito tempo", afirmou Ferrero, que fez parte de sua preparação na Costa do Sauípe e ontem venceu o australiano Lleyton Hewitt por 3 a 1 (4/6, 6/3, 7/6 e 6/1).
Foi a primeira vez que ele conseguiu passar pelo ex-número um do mundo em quatro partidas disputadas em quadras rápidas.
Em sua quinta participação no Aberto dos EUA, Ferrero registrava como melhor campanha as oitavas-de-final em 2000.
Especialista no saibro, o espanhol conquistou seu primeiro título de Grand Slam ao vencer Roland Garros nesta temporada.
Naquela ocasião, ele já afirmava que o topo do ranking passaria a ser prioritário em sua carreira.
Já Agassi, atual líder do ranking e vice-campeão, precisa vencer o torneio pela terceira vez (conquistou os troféus em 1994 e 1999) para se manter no posto.
Ontem, o americano, o mais velho a alcançar o topo (33 anos), derrotou o argentino Guillermo Coria por 3 sets a 0 (6/4, 6/3 e 7/5) e se vingou da eliminação nas quartas de Roland Garros.
"Eu já derrotei vários campeões de Grand Slam e também já perdi de muitos", disse Agassi sobre o duelo com Ferrero. "É uma questão do que você apresenta no dia."
Mas a disputa pela liderança do ranking não está restrita a Ferrero e Agassi. O americano Andy Roddick, 21, que ontem passou, com facilidade, pelo holandês Sjeng Schalken por 3 a 0 (6/4, 6/2 e 6/3), também está no páreo.
Líder da Corrida dos Campeões, ranking que leva em consideração somente os resultados da atual temporada, Roddick acumula 16 vitórias consecutivas, a mais longa série da temporada.
"Estou me sentindo muito bem em quadra e joguei como desejava, especialmente no saque", disse Roddick, que também chega às semifinais pela primeira vez.
Seu adversário por uma vaga na decisão do torneio em Nova York será o argentino David Nalbandian, que ontem passou pelo marroquino Younes El Ayanaoui por 3 a 1 (7/6, 6/2, 3/6 e 7/5).


NA TV - Aberto dos EUA, ao vivo, às 12h, na Sportv


Texto Anterior: Atletismo: Pivô de escândalo no Mundial vence em retorno
Próximo Texto: Saiba mais: Mosquito pode debutar na ponta mesmo com revés
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.