UOL


São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Moçambicana ganha o maior prêmio da história

Maria Mutola conquista Golden League e embolsa US$ 1 milhão

DA REPORTAGEM LOCAL

Maria Mutola, 30, fez história ontem, na sexta etapa da Golden League, em Bruxelas (Bélgica). Com a marca de 1min57s78 nos 800 m, a moçambicana se tornou a primeira atleta a ganhar um prêmio de US$ 1 milhão sozinha.
"Foi a corrida mais difícil da minha vida. Era muito dinheiro. Estava nervosa", confessou a atleta, após chegar quase um segundo à frente da russa Natalya Khrushchelyova (prata) e da marroquina Mina Hammou (bronze).
Mutola foi a única competidora a vencer as seis etapas da Golden League -Oslo, Paris, Roma, Berlim, Zurique e Bruxelas- em 2003. O evento, que reúne os principais meetings do calendário do atletismo, foi criado em 1998.
Desde então, nenhum atleta havia conseguido tal façanha sozinho. Quem mais chegou próximo disso foi a romena Gabriela Szabo (5.000 m) e o dinamarquês Wilson Kipketer (800 m), que dividiram esse prêmio em 1999.
Não bastasse isso, Mutola ainda dominou as principais competições neste ano, conquistando o ouro no Mundial indoor de Birmingham, em março, e no Mundial de Paris, na semana passada.
Foi sua quinta vitória em pista coberta -havia vencido anteriormente em 1993, 1995, 1997 e 2001. Já em provas em pista descoberta, Mutola levou seu terceiro ouro, depois dos títulos de 1993 e 2001. Também ganhou uma prata em 1999 e um bronze em 1997. A moçambicana ainda foi campeã olímpica em Sydney-2000 e medalha de bronze em Atlanta-1996.
"Tive um bom ano, mas você sempre tem dúvida antes do início da prova", conta a vencedora, que representa um país sem grandes nomes no atletismo.
"Espero que nos Jogos de Pequim, em 2008, Moçambique tenha uns 15 atletas", sonha ela.


Texto Anterior: Futebol: Palmeiras testa seu poder de fogo diante da melhor defesa da Série B
Próximo Texto: Motor - José Henrique Mariante: O que é justo?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.