São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Dez ou cem?
Um dia após o anúncio extra-oficial da vitória de Maradona na votação pela Internet para melhor jogador do século, a Fifa parece ter mudado de idéia. Ontem divulgou que na segunda-feira serão conhecidos os melhores da década, não mais do século. Assim, Pelé e Maradona ficariam de fora. Será?

Auxílio luxuoso
A exemplo de Wanderley Luxemburgo, que contratou a Price Waterhouse para uma auditoria em suas contas, Ricardo Teixeira estuda contratar a Bloomberg para mostrar que os juros que pagou por um empréstimo da CBF foram os cobrados pelo mercado.

"Dona Encrenca"
A CPI do Futebol, no Senado, vai quebrar o sigilo bancário da mulher de Wanderley Luxemburgo, Josefa, que teria uma conta bancária em Miami. O treinador disse desconhecer a movimentação financeira dela, chamada carinhosamente por ele de "dona Encrenca".

Foi pra conta
O Senado investiga ainda a possibilidade de ter havido fraude em comprovantes de depósitos feitos para Luxemburgo. Os depósitos totalizaram R$ 760 mil. Na movimentação do técnico em 1998 aparecem comprovantes nos quais o espaço para o depositante está preenchido com a palavra Propag.

Embaralhado
Assessores da CPI entraram em contato com a empresa Propag, conhecida pela fabricação de cartas para jogos de baralho, e pediram explicações sobre os depósitos. A Propag enviou um fax para a CPI afirmando não ser a autora dos depósitos feitos na conta de Luxemburgo.

Voluntariado
Além do programa que apresenta no canal Futura, Raí está sendo convidado para fazer palestras. Aproveitando o Ano Internacional do Voluntário, o ex-jogador, que preside a Fundação Gol de Letras, deverá percorrer o Brasil para falar de iniciativas para o terceiro setor.

Neutro
O executivo da Globo Esportes Marcelo Campos Pinto entrou em contato com a coluna ontem para afirmar que não ligou para o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, para comentar resultados da JH, conforme informaram dirigentes. Campos Pinto disse que a emissora não se preocupa com os resultados e que não interfere no torneio.
A vez do squash
Produtores da Rede Globo têm frequentado academias e lojas de squash em São Paulo. Querem ver de perto como funciona o esporte. Uma das suas próximas novelas terá não um jogador de tênis, como gostaria Guga, mas um de squash.
Nem na lama
O programa ""O Caldeirão do Huck", que será exibido no próximo sábado, terá uma disputa de kart na lama entre o apresentador Luciano Huck e os pilotos Luciano Burti, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta. Barrichello amargou o segundo lugar. Burti surpreendeu e foi o primeiro.
Apoio
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez questão de comparecer ao Flamengo anteontem para votar na reeleição de Edmundo Santos Silva, o vitorioso. Com isso, neutralizou ataques de Márcio Braga.
Roupa suja
O encontro do TST em Brasília acirrou a rixa entre Fábio Koff, atual presidente do Clube dos 13, e Carlos Miguel Aidar, ex-presidente da entidade e presidente eleito da OAB-SP. Aidar disse que está havendo um "desvirtuamento" da associação, criada para se opor à política da CBF, hoje sua aliada.
Véspera da véspera
O Comitê Executivo do Clube dos 13 fechou questão. A final da Copa JH será no sábado, dia 23. Se for em São Paulo, os lojistas podem reclamar de novo e pressionar para a prefeitura entrar com liminar transferindo o jogo para a noite, como em 1999. E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
De Márcio Braga, derrotado nas eleições do Flamengo, sobre Roberto Abranches e Leonardo Ribeiro, representantes da oposição no clube, como ele:
-Eles foram usados como fachada para defender o atual presidente (Edmundo Silva). Um deles nem votou nele mesmo .


CONTRA-ATAQUE

Teoria e prática



Mesmo morando no Brasil desde meados dos anos 70, o técnico uruguaio Dario Pereyra, que assumiu ontem o Corinthians, ainda enfrenta problemas com o idioma português.
Quando dirigiu o São Paulo, clube que também defendeu como zagueiro, Dario foi alvo de gozações de alguns jogadores.
O técnico nunca se zangou, pois sabia que os atletas não faziam por mal, mas apenas para descontrair os treinos.
Certa vez, no entanto, o treinador não conseguia transmitir uma instrução para um zagueiro são-paulino.
O treino já chegava ao fim, mas Dario não se fazia entender. Foi quando começaram alguns risinhos entre os atletas.
O técnico reclamava que o jogador não conseguiu cortar de maneira apropriada um cruzamento para a área.
Cansado, Dario decidiu ir da teoria até a prática.
Foi para área e pediu que levantassem a bola. Por mais de uma vez fez cortes tão precisos que todos silenciaram.
- Entenderam "agura"?, perguntou em "portunhol".


MULTIMÍDIA

El País
de Madri
Mundial coroa escalada do futsal

ESPANHA - O título mundial conquistado no último domingo, na Guatemala, contra o Brasil, foi resultado da escalada do futsal na Espanha. "A vitória no Mundial é o desfecho de um esporte que cresce de forma impressionante no país."
Segundo o diário, um estudo do Conselho Superior de Esportes espanhol, revelou que o futsal e o ciclismo foram os esportes que mais cresceram no país nos anos 90. "Na verdade, o futsal é o esporte mais praticado na Espanha atualmente, com 1,5 milhão de jogadores", afirma o jornal espanhol.


EL Clarín
de Buenos Aires
Argentina deve ter fuga de talentos

ARGENTINA - Chegou a hora dos clubes europeus saírem às compras e, obviamente, a Argentina deve sofrer uma nova fuga de talentos, especialmente porque o Boca Juniors sagrou-se campeão do mundo em Tóquio.
Para o diário, entre dezembro e janeiro, os dirigentes e procuradores de clubes europeus devem sair à caça de Palermo, Riquelme, Saviola e Aimar.
"Na Itália, inclusive, a frase preferida entre os dirigentes é: "Para defender, um italiano. Para divertir, um brasileiro. Para vencer, um argentino'", afirma o jornal argentino.


Próximo Texto: Vasco x Palmeiras: O velho e o novo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.