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FUTEBOL
Multinacional, que já veste a seleção e o Flamengo, acertou bases do acordo com o time mais popular de São Paulo
Nike terá também o Corinthians em 2003
EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL
FERNANDO MELLO
DO PAINEL FC
A Nike vestirá o Corinthians a
partir de janeiro de 2003.
As cúpulas da empresa e do clube já acertaram as condições do
contrato, que deve durar no mínimo três temporadas, e já festejam
o acordo que está sendo celebrado como o mais vultoso feito por
um time brasileiro com uma fornecedora de material esportivo.
Com a parceria, a multinacional
passa a ter em sua órbita os dois
mais populares clubes do país,
Corinthians e Flamengo, assim
como a seleção brasileira.
Nem a cúpula da Nike nem a diretoria do Corinthians confirmam oficialmente o acordo, que deve injetar anualmente no Parque São Jorge algo entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões.
O segredo tem um único motivo: o contrato do Corinthians
com a Topper, que expira em 31
de dezembro próximo, prevê pagamento de multa caso o clube
atrapalhe a comercialização de
seus produtos com a divulgação
de uma nova parceria.
Às vésperas do Natal e com o
Corinthians na final do Brasileiro,
a oficialização da Nike como nova
fornecedora de material esportivo
faria com que as vendas de camisas corintianas da Topper diminuíssem consideravelmente. O anúncio do casamento, por isso,
só deve ocorrer em janeiro.
Se mantêm sigilo publicamente,
tanto Alberto Dualib como a cúpula da Nike no Brasil já anunciaram a interlocutores que o martelo da negociação já foi batido.
A avaliação da multinacional é
que, com a parceria com o Corinthians, a empresa terá supremacia
no mercado nacional. Tendo o
Flamengo sob contrato até 2005
-acordo que rende R$ 6,5 milhões à Gávea por ano- e associada ao principal jogador do país, o atacante Ronaldo, a matriz
da Nike queria vestir um clube no
maior mercado consumidor do
Brasil, o Estado de São Paulo.
Para vestir o Corinthians, a Nike
venceu acirrada concorrência
com a Adidas, sua principal rival
no mercado mundial, e com a
Topper, que pretendia se manter
vinculada ao clube.
Além de dinheiro, os norte-americanos ofereceram um projeto de "internacionalização" da
marca Corinthians, prometendo
valorizar a conquista do Mundial
de Clubes da Fifa, em 2000. A empresa também colocará à venda a
camisa corintiana em suas lojas
espalhadas por todo o mundo.
Derrotada no Parque São Jorge,
a Topper, empresa do grupo Alpargatas, fechou acordo de três
anos com o time do Morumbi.
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