São Paulo, terça-feira, 06 de dezembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Ironia
Um dos torcedores do Fortaleza morto na briga com a torcida do Botafogo, Marcionílio Pinheiro, esteve na última apresentação da Comissão Interministerial para a Paz no Esporte, no Congresso. Presidente da Torcida Uniformizada Fortaleza, foi verificar o que é feito pela segurança dos torcedores.

Psiu
A comissão propôs tolerância zero no projeto piloto de segurança que será adotado no Paulista-06. Se a FPF acatar a recomendação, até mesmo xingamentos de torcedores serão passíveis de punição. Segundo a comissão, as provocações logo se tornam uma "bola de neve".

Causa comum
A teoria da comissão é a de que as mortes de torcedores neste ano, em um curto espaço de tempo e em situações distintas, não foram só coincidência. O argumento é que um simples xingamento que fica impune já é um gerador de tensão que, em terreno fértil, se multiplica.

Receita extra
O contrato da LG com o São Paulo prevê que em três períodos por ano a empresa ocupe as mangas. O clube receberia participação do que for negociado.

Contra o feiticeiro
O "presente de Natal" prometido no Parque Antarctica, Paulo Baier, voltou-se contra o departamento de futebol. Como o lateral já disse que suas primeiras opções são um time japonês e o Goiás, conselheiros se irritaram com a lentidão do futebol em definir sua situação.

Púlpito
Em suas palestras ao público, Leão adota postura de pregador, à la Jimmy Swaggart. Caminha de um lado ao outro do palco, fala em um tom alto repetindo frases e inclui em seu repertório falas baseadas em fatos ligados ao público e que acabaram de acontecer, como uma conversa que ouviu no banheiro.

Correspondido
Ronaldo retribuiu os elogios que recebeu de Tevez. "Acho o cara bom pra caramba. Tenho vontade de conhecê-lo pessoalmente e aposto que fará uma ótima Copa do Mundo."

Sonho meu
Tevez afirmou ao diário argentino "Clarín" que ficou emocionado com as palavras de Lula, que disse que o jogador simbolizava a integração entre Brasil e Argentina. "Quem me dera encontrá-lo", disse Tevez. É possível que haja encontro hoje entre corintianos e o presidente.

Falta de costume
Aliados de Alberto Dualib dizem que o presidente corintiano classificou o fato de Kia Joorabchian ter chorado por causa do título de "deslumbramento". Acrescentou que já está escolado, com 15 troféus na bagagem.

Vingança
Passageiros do vôo de Goiás para São Paulo reclamaram que Galvão Bueno teria furado fila para embarcar. O narrador havia feito mesma reclamação em relação a Kia no vôo para GO.

Bola da vez
Com a saída de Vanderlei Luxemburgo do Real Madrid, o primeiro alvo entre os jogadores deve ser Roberto Carlos. Já se aposta que o lateral não encerra a temporada no clube.

À frente dos bois
Dirigentes e ex-dirigentes do Fla comentam que Luxemburgo poderia ser candidato à presidência do clube. Mas ressaltam que, primeiro, o técnico deveria obter o título de sócio do clube.

Longe dos olhos...
Ao menos três pessoas ligadas ao Fla ligaram para Luxemburgo após a sua demissão. Lembram que Ricardo Teixeira disse a Florentino Perez que só o "emprestara". Crêem que uma permanência longa de Luxemburgo na Europa prejudicaria suas chances de voltar à seleção.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Fran Papaiordanou, vice do Corinthians, sobre a possibilidade de Luxemburgo substituir Antônio Lopes:
- Vamos alimentar bem as galinhas dele para que ele se sinta feliz quando voltar ao clube.

CONTRA-ATAQUE

Pai da pólvora

Há certos rituais no mundo do esporte que são repetidos por todos, mas ninguém sabe ao certo de onde surgiram.
Uma das cenas mais tradicionais é a do capitão da seleção levantar o troféu logo após a conquista da Copa. Quem pode esquecer, por exemplo, Cafu levantando a taça e dedicando a conquista ao Jardim Irene? Antes dele, foram inúmeros aqueles que seguiram tal ritual.
Carlos Alberto Parreira disse na semana passada, em palestra no Fórum Internacional de Futebol, ter descoberto a origem de tal gesto.
- Ao conquistar a Copa de 58, o Bellini segurava a taça para os fotógrafos quando percebeu que um deles, mais baixinho e mal posicionado, não conseguia registrar a cena. Decidiu levantar a taça, para ele também poder tirar suas fotos. É sério.


Próximo Texto: Na correria, Corinthians ergue a taça sem a Justiça atrapalhar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.