São Paulo, terça-feira, 06 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa veta chip na bola do Mundial e da Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

A "bola inteligente", produzida pela Adidas e que carrega um um chip para informar ao árbitro se ela transpassou ou não a linha de gol e de fundo, foi vetada ontem pela Fifa para a disputa do Mundial de Clubes, neste mês no Japão, e da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
O objetivo do fabricante do produto era o de dificultar que gols em que a bola não entrou por inteira fossem validados pelo juiz.
Testada no último Mundial sub-17 no Peru, em outubro passado, quando o Brasil perdeu o título para o México, a "bola com inteligência" seria usada também de modo experimental no Mundial de Clubes. E, caso fosse aprovada, iria aos campos durante a Copa.
Mas ontem, em seu site oficial, a Fifa descartou o uso da bola nos dois torneios. A entidade entende que o produto precisa de mais testes antes de ser adotado "no mais alto nível profissional".
O órgão que rege o futebol no mundo, o fabricante da bola e a Cairos Techonologies -responsável pelo chip- afirmaram que é necessário "testar mais adicionais do sistema" antes de uma adoção mais ampla.
"A tecnologia ainda não está 100%. Tem que ser mais confiável", declarou Urs Linsi, secretário-geral da Fifa. "Discutiremos o assunto em 2007."
Já Thomas van Schaik, porta-voz da Adidas, afirmou que o veto ao "produto inteligente" não afeta o desenvolvimento da bola para a Copa da Alemanha. "A competição terá a melhor bola do mundo", afirmou Schaik.
O Mundial sub-17 foi o primeiro torneio da Fifa a testar a "bola inteligente". O sistema permite determinar, graças ao sinal que o chip eletrônico na bola envia para o relógio do juiz, se ela cruzou a linha do gol. Doze antenas nas marcas de escanteio transmitem os dados para um computador, que, em menos de um segundo, aciona o árbitro.
Ainda ontem, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, exigiu a revisão do estado de conservação dos 12 estádios da Alemanha que abrigarão jogos da Copa. O objetivo do cartola é procurar possíveis defeitos de construção.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Basquete - Melchiades Filho: Os últimos serão os primeiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.