São Paulo, Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI
Os titulares Gustavo, Giba e Max apresentam melhora, mas não iniciam jogando no Pré-Olímpico
Recuperado, Brasil tenta ir a Sydney

EDUARDO OHATA
da Reportagem Local

Por causa da rápida recuperação apresentada por jogadores-chave como Gustavo, Giba e Max, que vêm de contusões, o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Radamés Lattari, optou por cortar o meio-de-rede Itápolis da equipe que participa do Pré-Olímpico sul-americano.
O time estréia hoje, às 9h, na competição, que vale uma vaga nos Jogos de Sydney-2000, contra a inexperiente seleção da Colômbia (leia texto nesta página). Os jogos serão no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP).
O torneio reúne mais duas seleções, Argentina e Venezuela, que disputam a segunda partida do dia. Todos jogam contra todos até domingo. Diariamente serão disputadas duas partidas.
O prazo para Lattari definir o grupo de 12 jogadores na competição expirava ontem.
Os titulares que se recuperam de contusão não começam jogando contra a Colômbia.
Entram em quadra Marcelo Negrão, Marcelinho, Douglas, André, Carlão e Dante. Paulinho é o líbero (especialista em defesa).
O meio-de-rede Gustavo, o oposto (jogador de definição) Max e o ponta Giba, que vinham sendo submetidos a tratamento intensivo para se recuperar de contusões sofridas durante os treinos, apresentaram melhora ontem que pode permitir que joguem no Pré-Olímpico.
Gustavo, que no domingo havia sofrido contratura lombar e desde então não havia treinado mais, voltou a participar ontem dos treinamentos com bola.
""O fato de não haver participado da etapa final dos treinos pode trazer dificuldades no entrosamento. Mas mesmo assim estou animado", diz Gustavo, que amanhã já deve ter condições de jogo.
Giba, com um estiramento no ligamento do joelho direito ocorrido na manhã de anteontem, também treinou com bola à tarde.
Max, com uma torção no tornozelo, ainda apresenta inchamento. Os médicos, porém, afirmam que ele terá condições de jogo contra a Argentina, no domingo.
""A escalação desses jogadores vai depender de seus desempenhos durante os próximos treinos. Só então vou tomar uma decisão", explica Lattari.
Apesar de estar sem três titulares, o técnico brasileiro confia no entrosamento do time. ""Até mesmo o Dante, que é mais novo, já começou como titular em amistosos e jogos do Sul-Americano."
Se a seleção brasileira não conseguir a classificação para os Jogos de Sydney-2000 neste Pré-Olímpico, sua última tentativa será na versão intercontinental (espécie de repescagem), que distribui também uma única vaga.
Na primeira oportunidade para obter classificação para Sydney, em 99, o Brasil concluiu a participação na Copa do Mundo na quinta posição, perdendo a chance de conquistar uma das três vagas oferecidas na competição.
""Não sinto nenhuma pressão por não ter conseguido uma das vagas na Copa do Mundo. Normalmente é via Pré-Olímpico que o Brasil garante sua participação", justifica o técnico Lattari.
NA TV - Globo, ao vivo, às 9h

Texto Anterior: Nike fornece camisa tóxica para alemães
Próximo Texto: A frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.