São Paulo, Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nike fornece camisa tóxica para alemães

das agências internacionais

As camisas oficiais feitas pela Nike para o Borussia Dortmund, um dos principais times da Alemanha e campeão do Mundial interclubes em 1997, possuem um componente químico altamente tóxico, o TBT.
Depois da revelação dos testes que encontraram o TBT, feita por um documentário de uma emissora de TV alemã, as redes de lojas Kaufhof e Karstadt já retiraram de suas prateleiras as camisas do Borussia.
O componente químico pode provocar problemas no sistema hormonal.
Apesar da descoberta, a diretoria do Borussia pretende colocar a time em campo amanhã com o mesmo uniforme, para a disputa de um amistoso.
A Nike da Alemanha anunciou que está conduzindo investigações próprias e que discutirá com especialistas o que irá fazer.
Outros seis importantes clubes alemães que atuam com camisas fornecidas pela empresa de material esportivo também estão realizando exames para detectar ou não a presença do TBT.
Para a diretoria do Hertha Berlin, uma das equipes que usa uniforme fornecido pela Nike, é preciso descobrir primeiro se a substância está no tecido ou na tintura e, após isso, saber se outros clubes foram afetados.
A estimativa é que já tenham sido vendidas cerca de 400 mil peças do modelo pós-conquista do Mundial interclubes de 1997, título obtido pela equipe alemã na decisão contra o brasileiro Cruzeiro, no Japão.
A rede Karstadt está estudando até reaver tudo que foi vendido por suas lojas.
Em outros locais na Alemanha, as camisas ainda podiam ser encontradas ontem, inclusive na loja oficial do Borussia.
O TBT é uma substância usada, por exemplo, em tintas para conservar cascos de navio. Em roupas, seria usada contra a transpiração e a propagação de bactérias.
Segundo especialistas em saúde pública, o componente é facilmente absorvido ao entrar em contato com a pele e pode causar alterações nos níveis de determinados hormônios do organismo.


Texto Anterior: Astro argentino deixa a UTI de hospital uruguaio
Próximo Texto: Vôlei: Recuperado, Brasil tenta ir a Sydney
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.