São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil treinará em paraíso da jogatina

COB escolhe o território de Macau como principal base para os atletas nacionais antes dos Jogos Olímpicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Macau, ex-território português na Ásia e hoje comandado pela China, será a principal base de atletas brasileiros antes da Olimpíada de Pequim.
O território, classificado como região administrativa especial chinesa, é conhecido por ter no jogo um dos maiores impulsos de sua economia.
Natação e atletismo são as duas modalidades que irão fazer a preparação final para os Jogos em Macau. Outras dez regiões da Ásia e da Europa irão receber brasileiros na aclimatação olímpica, segundo divulgou ontem o COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
A entidade justificou a escolha pelas instalações apresentadas nos Jogos da Lusofonia, em 2006, e também pelas condições climáticas, semelhantes às de Pequim.
Rumo a Sydney-2000, o COB concentrou toda a delegação em Canberra, no Instituto Australiano de Esporte. Para Atenas-2004, não houve a aclimatação conjunta.
Os brasileiros voltaram de Sydney sem ouro e na 52ª posição no quadro de medalhas. De Atenas, saíram com cinco ouros e o 16º lugar geral.
"Para Pequim, optamos pelo equilíbrio entre as duas experiências [anteriores]", disse o chefe da missão brasileira, Marcus Vinícius Freire.
Em Macau, os atletas ficarão no hotel Grandview, perto dos centros de treinamento, disse o COB. De acordo com o site do hotel, a instalação conta com cassino e caça-níqueis.
O território obteve receita bruta, em jogos de azar, de US$ 7,4 bilhões (R$ 12,4 bilhões) apenas nos nove primeiros meses do ano passado, segundo números do Portal do Governo de Macau na internet.
Antes da incorporação à China, em dezembro de 1999, a região convivia com altos índices de violência. Macau, cujo idioma oficial é o português, também é tido como paraíso fiscal.
O COB informou não ter preocupação em relação à segurança dos atletas durante a estada no território. "Macau recebeu o Brasil muito bem nos Jogos da Lusofonia, oferecendo toda estrutura de segurança necessária", disse o comitê.
Haverá treino de brasileiros para Pequim em países como Croácia, França, Alemanha, Japão e Coréia do Sul. Os atletas irão para a China de acordo com o início de suas disputas.


Texto Anterior: De fora: Navajas diz que demissão da Venezuela o deixou surpreso
Próximo Texto: Rebeca vive maratona de decisões por doping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.