São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Eu só queria entender

MÁRIO MAGALHÃES
COLUNISTA DA FOLHA

Não sei se foi criação do americano Max Nunes ou do tricolor Jô Soares. Pegou firme, tempos atrás: "Não precisa explicar, eu só queria entender". Tenho me lembrado do bordão.
 
Queria entender o que fez a torcida do Santos pedir a cabeça do técnico que anteontem lhe deu o primeiro título do Brasileiro e ainda ontem ganhou o vice. Que meia dúzia de paus-mandados da cartolagem peça a cabeça de Leão, é do jogo. Mas a torcida em peso? Depois vão reclamar se chegarem a três décadas de jejum.
 
Não entendia a cantilena dos botafoguenses que pregavam, desde o ano passado: "Levir, pede pra sair". O treinador ajudou o Botafogo a sair da Segundona. Agora, com um elenco frágil, os tropeços eram previsíveis. Saiu desta para melhor (o Atlético-PR). Saiu ganhando.
 
Pelo que entendi, Roque Citadini ama o Corinthians, mas não abandona o clube que levou para o buraco. Vá entender tanto amor assim no Cada (Cartolas que amam demais -a rapadura que não largam).
 
Não entendo o que faz a Unimed achar que, bancando um atleta da terceira idade como Romário, vai lucrar alguma coisa em imagem. Os planos de saúde costumam demonstrar má vontade com os velhinhos. No Flu, a Unimed compensa.
 
Por falar em empresa, não entendi se Pelé vai fechar também as offshore que mantém (ou manteve) no exterior e não declarou à Receita. A informação sobre a existência de firma sua em paraíso fiscal é do próprio (ex?) empresário Pelé, em processo judicial.
 
Deixa ver se eu entendi: o governo que jogou duro para impedir a CPI dos Bingos é o mesmo que fez corpo mole na votação que reabilitou a jogatina? No Senado, jogou para a torcida. Para tirar a dúvida: alguém acredita que a base governista perderá a próxima votação importante como perdeu a de quarta-feira?
 
Como conversando a gente se entende, peço ajuda para entender o seguinte: o Coritiba não pode pagar um estagiário que cheque o BID? O tal "Boletim Informativo Diário" da CBF sobre condição de jogo dos atletas é mesmo anacrônico. A punição de seis pontos ao clube por escalar jogador supostamente sem condições, exagerada. Mas não dar uma olhadinha no computador é incompetência.
 
"Jamais é demais repetir que a crônica entende tanto de futebol quanto de um texto chinês, de cabeça para baixo." A frase é do tricolor Nelson Rodrigues. Estamos entendidos.

Para alegrar Rincón
O ressuscitado jogador do Corinthians deu para dar piti com jornalistas. No domingo, destemperou-se com um repórter no intervalo. Para acalmar o valentão Rincón, seguem algumas perguntinhas camaradas. 1) Você ficou chateado com o Fábio Costa por causa da falha dele na sua atrasada de cabeça na partida contra o Palmeiras? 2) Depois de uma eternidade longe do futebol, esperava readquirir tão rapidamente sua estupenda forma física? 3) Você acha que seu equilíbrio emocional tem contribuído para a tranqüilidade monástica do time do Corinthians? 4) Sentiu prazer em mostrar que estavam errados aqueles que diziam que você não deveria ter tirado férias da aposentadoria? Vão ter que o engolir?

E-mail
mario.magalhaes@uol.com.br


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Rocky 6
Próximo Texto: Natação: Teen bate recorde mais velho do que ele
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.