São Paulo, domingo, 7 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arantxa Sanches vence Roland Garros


Associated Press
A espanhola Arantxa Sanchez dá um backhand durante o jogo de ontem contra a norte-americana Monica Seles pela final feminina de Roland Garros



da Reportagem Local


Nove anos depois da conquista de seu primeiro título do Grand Slam, no Aberto da França, a espanhola Arantxa Sanchez-Vicario, 26, repetiu, pela terceira vez agora, o feito em Roland Garros.
Ela derrotou ontem a sérvia naturalizada norte-americana Monica Seles, 24, com placar de 7/6 (7/5), 0/6, 6/2.
Arantxa vencera em Roland Garros em 89, aos 17 anos, e em 94. Em 91, perdeu o título justamente para Seles, que também venceu o torneio em 90 e 92.
"Nós duas merecíamos o título deste ano. Mas assim é o tênis, uma tinha que perder", afirmou Arantxa, depois de abraçar a família e os amigos no boxe dos jogadores, com direito até a beijo no cachorro.
"Lutei demais para chegar até aqui, me custou muito este título", comentou Arantxa, em lágrimas.
A tenista que, pelo Grand Slam, também venceu o Aberto dos EUA, em 94, quase foi eliminada desta edição do torneio francês, nas oitavas-de-final, quando perdia partida contra a teen norte-americana Serena Williams, 16, por 4/6 e 2/5.
Em um dos jogos mais polêmicos e disputados do evento, a espanhola buscou o placar e acabou passando para as quartas-de-final, em que também teve trabalho para superar a suíça Patty Schnyder, 19, também teen, em três sets.
Para chegar à final, Arantxa também passou por Jana Kandarr, da Alemanha, Catalina Cristea, da Romênia, Alexandra Fusai, da França, e Lindsay Davenport, dos EUA, a cabeça-de-chave número 2, que eliminou da competição a croata Iva Majoli, 20, campeã do torneio em 1997.
A partida de ontem começou com atraso de 40 minutos, por causa de chuva, e tensa, com quebras de serviço dos dois lados.
Seles abriu 2 a 0 no placar, mas foi alcançada por Arantxa. Cada jogadora teve seu serviço quebrado mais uma vez e a série seguiu para definição no tie-break.
Arantxa chegou a abrir 5/1, mas permitiu que Seles empatasse, e acabou fechando o set com erros da norte-americana.
A tricampeã do Aberto da França, entretanto, voltou ao segundo set impecável. Os ataques de Seles com forehand e backhand de duas mãos deixaram de não passar da rede ou de passar das linhas. Em 21 minutos, Seles fechava a série: 6/0.
No set decisivo, foi Arantxa quem ditou o ritmo do jogo. Seles passou a errar mais, enquanto a espanhola não deixou de lutar por uma bola sequer - no final do jogo, seu vestido branco estava bastante sujo de saibro.
Com duas quebras do saque de Seles, no segundo e no oitavo game da série, Arantxa fechou o jogo com 6/2, depois de uma bola bandada para fora pela adversária.. Arantxa, que amanhã será a quarta tenista do mundo, leva cerca de US$ 660 mil em prêmios. Seles, que passa do oitavo lugar do ranking para o quinto, em que estava Arantxa, fica com cerca de US$ 350 mil em premiação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.