São Paulo, domingo, 7 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Em pesquisa da Folha, ex-jogadora é escolhida por 9 das 12 atletas brasileiras no Mundial da Alemanha
Seleção elege Hortência como a melhor

LUÍS CURRO
enviado especial a Berlim

A atual seleção brasileira feminina elegeu a ala Hortência Oliva, 38, hoje aposentada e dirigente de basquete, como a melhor jogadora do país de todos os tempos.
A Folha fez as seguintes perguntas às 12 jogadoras que defendem o Brasil no Mundial da Alemanha: Qual a melhor jogadora do mundo na atualidade?; Qual a melhor brasileira que você viu jogar?
Em relação à escolha da melhor atleta do mundo, houve sete abstenções e muita dúvida, por causa do alto nível de várias jogadoras.
Venceu, por pequena margem, a ala russa Elena Tornikidou, que bateu a brasileira Janeth Arcain (leia texto nesta página).
Mas na resposta à segunda pergunta, nove atletas escolheram Hortência como a melhor jogadora brasileira de basquete que já viram atuar.
Foram seis votos para ela e três para Hortência e outra jogadora, pois houve quem votasse em duas. Também houve três abstenções.
A ala Paula, 36, foi a segunda colocada, com três votos -as atletas que votaram nela também optaram por Hortência.
"Ela era a precisão em pessoa. Quando jogava, desequilibrava as partidas", resumiu Paula.
"Desde que comecei no basquete, me espelhei nela. Foi meu ídolo, por sua disposição de jogar, pelo modo como conseguia passar pelos adversários e ir para a cesta", afirmou a ala Janeth, 29.
"Era muito rápida e tinha um jump (salto para o arremesso) impecável. Mesmo com duas na marcação, torcíamos para ela errar", diz a armadora Helen, 25.
As conquistas mais importantes de Hortência pela seleção brasileira, em que jogou entre 1976 e 96, foram os ouros no Mundial de 94, na Austrália, e no Pan-Americano de 91, em Cuba, e a prata na Olimpíada de 96, nos EUA.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.