São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2005

Texto Anterior | Índice

Piloto é o mais fraco em 20 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma rápida passada de olhos pelo currículo de Felipe Massa na F-1 mostra como sua trajetória até a Ferrari foi meteórica. E como o apoio de Jean Todt foi vital para que ele acertasse com o time.
Há 20 anos, a mais mítica equi pe do automobilismo não conta va com um piloto titular de histó rico tão apagado na categoria.
Massa nunca cravou uma pole position e nunca subiu ao pódio.
Em 47 corridas, o máximo que conseguiu foi largar e terminar em quarto, duas vezes cada um.
Acumulou até hoje, em duas tem poradas e meia na F-1, 24 pontos.
Para efeito de comparação com outros pilotos, como a categoria já adotou cinco diferentes sistemas de pontos, a Folha aplicou aquele que mais tempo ficou em vigor, 30 anos, de 1961 a 1990.
Por esse sistema, que premiava os seis primeiros colocados nos GPs, Massa teria só oito pontos.
A marca é quase nada quando comparada às dos últimos pilotos que assinaram com Maranello.
Quando chegou à Ferrari, em 1996, Michael Schumacher já era bicampeão mundial e havia mar cado _pelo sistema válido até 1990_ 284 pontos. Rubens Barri chello, contratado no fim de 1999, tinha 77 pontos. Seu antecessor, o irlandês Eddie Irvine, 17.
Em 1995, a dupla ferrarista era Jean Alesi e Gerhard Berger. O francês chegou ao time em 1991 com 21 pontos no bolso. O aus tríaco teve duas passagens pelo ti me, a primeira delas a partir de 1987, quando já tinha 20 pontos.
Antes deles, Ivan Capelli (28 pontos), Alain Prost (564,5), Nigel Mansell (212) e Michele Alboreto (35) também chegaram à escude ria com mais pontos do que Mas sa. Apenas em 1985 o brasileiro encontra um piloto com currículo mais fraco que o seu na F-1: o sue co Stefan Johansson.
Quando assinou com a Ferrari, a partir da segunda corrida da quele Mundial, Johansson havia disputado apenas 13 provas e marcado três pontos. Não havia, porém, muito o que pensar: René Arnoux havia deixado a equipe após o GP Brasil e o sueco era a melhor opção no mercado.

Texto Anterior: Automobilismo: Ferrari silenciou Massa por quatro anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.