São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Brasil arrasa Holanda por 3 sets a 0 no último jogo da 2ª fase do Mundial

Seleção ratifica boa fase e avança em 1º do grupo

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira ratificou ontem sua boa fase no Mundial da Argentina, bateu a Holanda com facilidade por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/20) e assegurou a classificação para as quartas-de-final em primeiro lugar do Grupo J.
O adversário dos brasileiros na disputa por uma vaga nas semifinais, na próxima quarta-feira, será o perdedor do jogo entre Itália e Argentina, que terminaria após o fechamento deste Caderno.
"Contra os EUA [única derrota da seleção na primeira fase" nos faltou consistência. O jogo contra o Egito e os treinos serviram para colocarmos as peças no lugar. Espero que esse crescimento continue", afirmou o técnico Bernardinho, que hoje assistirá ao jogo entre italianos e argentinos para já analisar o rival da próxima fase.
Com a classificação às quartas-de-final, o Brasil manteve seu retrospecto dos últimos 28 anos -fica entre os oito melhores times do mundo desde 1974.
No início do primeiro set, ontem, o time brasileiro sofreu com o saque holandês. Com a recepção ruim, Maurício tinha dificuldade para variar as jogadas. Mas, aos poucos, a equipe voltou a mostrar o volume de jogo da vitória sobre a França, anteontem. Os jogadores acertaram a marcação do bloqueio e mantiveram-se à frente do placar sem serem incomodados a partir do 15º ponto.
A seleção iniciou o segundo set abrindo vantagem de três pontos em cima de erros do rival. Na ânsia de quebrar o passe brasileiro, os holandeses desperdiçavam seguidos saques. Além disso, a Holanda, que tem no bloqueio uma de suas maiores armas, fez apenas um ponto no fundamento.
No meio do set, Bernardinho colocou Giovane no lugar de Giba, e o ponta não saiu mais. Sacando muito bem -foram quatro pontos no set e nove no jogo- e com o bloqueio bem armado, o time nacional não teve dificuldade para fechar em 25/19.
Com o primeiro lugar do grupo já assegurado, Bernardinho iniciou o terceiro set com três reservas -Dante, Rodrigão e Giovane- para dar ritmo aos atletas.
A equipe teve uma queda de rendimento e chegou a estar dois pontos atrás (12 a 14). Mas a seleção teve tranquilidade para virar a partida e fechar em 25 a 20, após sequência perfeita de três saques.


ATUAÇÕES - Maurício (2 pontos), André Nascimento (12), Giba (7), Nalbert (8), Henrique (6), Gustavo (5), Escadinha (líbero); Ricardinho (0), Anderson (1), Giovane (7), Dante (3), Rodrigão (2)


Texto Anterior: São Paulo tem 1ª chance de repetir equipe
Próximo Texto: Psicólogo foi reforço na recuperação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.