UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

"Brasiliano" já participou até da Volta da França

DA REPORTAGEM LOCAL

A realidade de correr em uma das melhores equipes do planeta nem poderia ser imaginada há exatos dez anos, quando Luciano Pagliarini apanhou sua primeira bicicleta.
O nome de seu pai foi sorteado em um concurso na cidade de Londrina (PR), onde a família vive. O prêmio: uma mountain-bike. "Primeiro, ganhei o torneio da cidade. Depois, o estadual. Então, tomei gosto."
De Londrina, ele foi para São Paulo, onde ficou por dois anos antes de rumar para a Itália.
No exterior, registrou 12 vitórias em provas amadoras antes de ser contratado pela Lampre. Como profissional, arrebatou quatro troféus. "Quando descobrem que sou "brasiliano", todos ficam surpresos. Já me perguntaram até se eu sabia falar português", contou o atleta.
As melhores lembranças, porém, remetem a um evento que ele nem sequer conseguiu completar. Ano passado, Pagliarini disputou a Volta da França, o mais tradicional evento do calendário. Os 3.277,5 km do percurso são disputados pelos 189 melhores atletas do planeta.
O brasileiro teve uma performance quixotesca. Caiu três vezes, esfolou o joelho e abandonou na 12ª etapa. "Acho que chegar lá foi a maior das vitórias. A Volta da França é para poucos", contou. (GR)


Texto Anterior: Ciclismo: Visto ameaça volta do Brasil ao Mundial
Próximo Texto: Técnico diz que plano está arruinado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.