UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Sonho de verão 2

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

O verão não bateu recordes de temperatura no Leste da NBA. Nenhum time se cacifou para o título. Foram poucas transações milionárias. Ao contrário do que ocorreu na incandescente pré-temporada do Oeste.
Ainda assim, o mormaço bastou para animar as férias. À espera dos fãs "orientais", por exemplo, está o adolescente LeBron James (Cleveland), o calouro mais badalado da história. Ou o hexacampeão Scottie Pippen, que retornou a Chicago para tentar reconduzir a equipe aos playoffs.
A seguir, completando análise iniciada na semana passada, um raio X das principais forças da conferência (o torneio, anote na agenda, começa no dia 28):
Detroit - Perdeu "pegada" defensiva com as saídas do ala Michael Curry e, sobretudo, do ala-pivô Clifford Robinson. Espera recuperá-la com a contratação do calouro sérvio Darko Milicic e do veterano Elden Campbell (ex-Seattle), ambos pivôs com mais de 2,10 m. Mas o principal reforço é, sem dúvida, Larry Brown, considerado o técnico mais brilhante da liga -foi o escolhido para devolver ao "Dream Team" a aura vitoriosa da seleção original.
New Jersey - Surpreendeu ao bater adversários mais conceituados, como San Antonio e Dallas, no leilão pelos serviços de Alonzo Mourning (ex-Miami). O pivô, que há dois anos se recupera de grave doença renal, pode sanar o déficit de rebotes. O torcedor do vice-campeão, porém, se inquieta por outros motivos: o tornozelo do craque Jason Kidd, que, como defendeu os EUA no Pré-Olímpico, não pôde descansar e tratar a contusão, e a possível transferência do clube para o outro lado do rio Hudson (Nova York).
Indiana - Renovou só com um dos Millers, o decadente arremessador Reggie. O pivô ponta-firme Brad preferiu cruzar o país e tentar a sorte no Sacramento. O maior reforço? O armador Kenny Anderson, refugo de outras seis agremiações. A boa notícia vem dos bastidores. O legendário Larry Bird, que treinou o time à final em 2000, volta à franquia, desta vez como dirigente. O técnico Isiah Thomas, depois do show de erros na temporada passada, foi demitido. Rick Carlisle, que reergueu o Detroit, assumiu.
Orlando - As costas do versátil ala Tracy McGrady literalmente não suportaram o peso do último campeonato. O clube da Flórida foi às compras e descolou um ala-pivô decente: Juwan Howard, padrinho de Nenê no Denver. De troco, fisgou outro colega do brasileiro, o ala Donnell Harvey. O armador tampinha Tyronne Lue (ex-Washington), bom nos três pontos, remata as novidades. O ala Grant Hill, no estaleiro após a terceira cirurgia no tornozelo, só deve regressar em 04/05.
Philadelphia - O ano começa -e deve terminar- nas mãos de Allen Iverson. Sem a tutela de Larry Brown, o talentoso armador terá de aprender a compartilhar a fome de bola com o ala Glenn Robinson (ex-Atlanta).
New Orleans - Manteve o sólido núcleo de 02/03. Mas é duro apostar em uma equipe comandada por Tim Floyd, aquele que, com 190 derrotas em 239 rodadas, ajudou a arruinar o Chicago.

Torcida 1
Domingo, no México. Hoje, em Porto Rico. Amanhã, na França. Sexta-feira, na Espanha. No final do mês, no Japão. Em outubro de 2004, na China. Como a caravana da NBA não pára, em 2007, talvez ainda em 2006, chegará a vez do Rio de Janeiro.

Torcida 2
A NBA deverá voltar à TV aberta, mas não à Bandeirantes. Está quase tudo certo para invadir as madrugadas na Rede TV! a partir de janeiro. Quanto à TV paga, nenhuma novidade. A ESPN International manterá duas partidas por semana, geralmente às terças e sextas-feiras (não seria jóia se a ESPN Brasil estendesse para o basquete a parceria com a matriz que ampliou a cobertura do futebol europeu?). E a Directv, como no ano passado, faz doce e desaponta o basqueteiro.

E-mail melk@uol.com.br


Texto Anterior: Vôlei de praia: Com nova dupla, país reconstrói hegemonia e pode vencer em casa
Próximo Texto: Futebol - Marcos Augusto Gonçalves: Nadando em dívidas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.