São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA DA CRISE

1995 - É o último ano de bons resultados do Fluminense. A equipe venceu o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (com um gol de barrida de Renato Gaúcho, na final contra o rival Flamengo) e fez uma boa campanha no Brasileiro -quarto colocado.

² 1996 - Equipe faz péssima campanha no Brasileiro (23º colocado) e é rebaixado para a segunda divisão. Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), anula o rebaixamento, beneficiando além do Fluminense o Bragantino. Teixeira usou as irregularidades cometidas por Ivens Mendes no comando da arbitragem como justificativa para a "virada de mesa".

² 1997 - Fluminense volta a apresentar uma performance pífia no Brasileiro. Termina a competição na 25ª colocação, sendo rebaixado pela segunda vez consecutiva. Diretoria do clube tenta convencer o Clube dos 13 a fundar uma liga para manter o Fluminense disputando uma competição com os maiores clubes do país. A idéia é rejeitada.

² 1998 - Time inicia sua participação na segunda divisão confiante, mas desde a primeira rodada da competição mostra sua fragilidade, sendo derrotado dentro do Maracanã. O Fluminense encerra o ano com dívidas de R$ 30 milhões e ameaçando abandonar o futebol profissional.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.