São Paulo, sábado, 7 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF altera a tabela pela quarta vez

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mudou ontem pela quarta vez, em menos de dez dias, a tabela do Campeonato Brasileiro.
Desta vez, o presidente interino da entidade, Alfredo Nunes, alterou o dia da disputa do segundo jogo das quartas-de-final, que estava marcado para a mesma data do amistoso da seleção brasileira contra a Rússia, em Fortaleza, no Ceará, no dia 18.
Com a mudança, os jogos das quartas-de-final serão disputados nos dias 15, 22 e 25.
Essa nova alteração vai permitir a presença dos jogadores convocados para a seleção em todos os jogos decisivos.
Nos últimos dias, a CBF alterou três vezes a data da última rodada da primeira fase do Brasileiro. De acordo com Nunes, o encerramento da primeira fase da competição foi mantido para o dia 12.
A manutenção do dia da última rodada da primeira fase aconteceu por força de Palmeiras e Cruzeiro.
Os dois clubes, que disputam a Copa Mercosul, poderiam jogar suas partidas pela competição continental no dia 12, mas preferiram jogar no dia 10. Caso optassem pela alteração no torneio sul-americano, a CBF anteciparia a última rodada da primeira fase do Brasileiro para o dia 10.
Apesar da decisão da CBF, o supervisor do Vasco, Isaías Tinoco, garantiu que o time viajará no dia 12 para os EUA, onde fará a primeira fase de preparação para a disputa do Mundial interclubes, no dia 1º de dezembro, no Japão.
De acordo com a tabela da última rodada da primeira fase, o Vasco enfrentará o Goiás, dia 12, no estádio Serra Dourada.
A diretoria do Vasco estuda a possibilidade de recorrer à Justiça comum para garantir o direito de embarcar para os EUA no dia 12.
A CBF, por sua vez, ameaça não autorizar o Vasco a disputar o Mundial interclubes.
"Não recebemos nenhum pedido de liberação do Vasco até agora. Caso o time não entre em campo no dia 12, podemos não liberá-lo", declarou o presidente interino da CBF.
"O Vasco tem que entender que o Palmeiras e o Cruzeiro estão cedendo. Os dois clubes concordaram em entrar em campo com o intervalo menor do que o legal, de 66 horas. Agora, o Vasco pode também ceder (não viajando no dia 12)", afirmou Nunes.
"Temo que o torneio caia na Justiça comum, mas vamos conversar para que nada disso ocorra", acrescentou o dirigente.
Caso o Vasco abandone a competição sem autorização, o time carioca poderá perder todos os pontos na competição.
²
Desconvocação
Como o Cruzeiro e o Palmeiras vão jogar a segunda partida da semifinal da Copa Mercosul na semana do amistoso da seleção, o técnico Wanderley Luxemburgo deverá desconvocar os jogadores dos dois clubes para a partida.
"Hoje (ontem) de manhã, conversei com ele (Luxemburgo) sobre o problema dos dois clubes e acredito que o Wanderley fará o melhor", disse Nunes, dando a entender que os jogadores dos dois clubes seriam desconvocados.
Na semana passada, o goleiro Dida e o atacante Fábio Júnior, ambos do Cruzeiro, e o volante Rogério e o meia Alex, que atuam no Palmeiras, foram convocados para enfrentar a Rússia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.