São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Time de brasileiro Gil de Ferran, bicampeão da categoria, correrá na liga rival IRL

Penske abandona a Indy em 2002

DA REPORTAGEM LOCAL

A Penske, mais tradicional equipe da Indy, anunciou ontem que não participará da próxima temporada da categoria. O time dos pilotos brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castro Neves vai competir apenas na IRL (Indy Racing League, a liga rival da Indy).
A Penske participará de todas as 15 provas do calendário da IRL, incluindo a corrida mais famosa, as 500 Milhas de Indianápolis.
A equipe já anunciou que manterá a mesma dupla de pilotos para a temporada de 2002, mas ainda não divulgou detalhes sobre o chassi ou o motor que usará.
Em comunicado divulgado ontem à imprensa, a equipe de Roger Penske afirma que não tem planos de participar de qualquer outra categoria do automobilismo no ano que vem.
O time deixa a Indy após 23 temporadas -sua estréia foi em 1979, primeiro ano de disputa da categoria. Roger Penke foi um dos criadores da Indy.
"Esta foi uma decisão tomada em conjunto com nosso principal patrocinador [Marlboro" baseada no interesse coletivo de nossos negócios e nossos objetivos para o próximo ano", afirmou Tim Cindric, presidente da equipe.
Uma das principais causas para a Penske abandonar a Indy pode ter sido justamente a pressão de sua parceira desde 1988.
"Nós ficamos muito felizes com o sucesso da Penske na Indy nos últimos anos", afirmou Ina Broeman, representante da Marlboro Racing, marca pertencente à Philip Morris dos EUA.
"Entretanto, como a companhia tem como principal objetivo divulgar sua marca no mercado norte-americano, acreditamos que a IRL está mais próxima dos nossos interesses para 2002."
Outro motivo para deixar a Indy teria sido o crescente desentendimento de Penske com a direção da Cart nos últimos anos.
O dono da equipe não teria gostado da decisão da entidade de tirar várias provas do calendário, incluindo as de Michigan, Homestead e Nazareth -Penske era dono destes circuitos até 1999.
Castro Neves ficou sabendo da notícia ontem pela manhã, em Phoenix, onde participou de testes com a equipe. "Gil e Hélio estão apoiando a decisão sobre o futuro da Penske", disse Cindric.
A Penske é a equipe mais vitoriosa da história da Indy. Ao todo foram 96 vitórias, sendo 11 delas nas 500 Milhas de Indianápolis, além de 116 poles. O time conquistou 11 campeonatos. Ferran, seu principal piloto, ganhou o título nos dois últimos anos.
Emerson Fittipaldi correu na Penske por seis temporadas, e em 1993 venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela equipe.


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Politicamente incorreto
Próximo Texto: Saída de equipe amplia crise na categoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.